A trajetória política da deputada Alice Portugal é o foco do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, Gustavo Medeiros, 28 anos.
Aluno do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gustavo está produzindo um livro reportagem que traça o perfil de Alice Portugal. Uma prévia do material foi publicado esta semana como parte dos ritos acadêmicos. O fanzine, uma espécie de mini revista, traz a opinião da deputada sobre temas como política nacional e direitos da mulher, conta como Alice ingressou na vida pública e traz ainda um depoimento de Amine Portugal, filha da deputada. A apresentação é assinada por uma antiga companheira de lutas da deputada Alice, Líndice da Mata, agora candidata ao Senado.
“Escrever sobre Alice Portugal é um grande prazer porque ela tem muita história pra mostrar. Eu quero que as pessoas descubram que, além da deputada com 32 anos de vida pública, há mais uma outra Alice. Meu desejo é humanizar essa sua figura de mãe, mulher, servidora e agente atuante da sociedade”, declarou Gustavo.
A proposta para produção do material partiu do professor orientador de Gustavo, o jornalista Robério Marcelo Ribeiro. “Na hora aceitei. Minha mãe é servidora da UFBA e quando eu era criança acompanhava as mobilizações que Alice promovia enquanto dirigente da Assufba Sindicato. Estive nas lutas e em passeatas”, destacou o estudante sem esconder a admiração por sua perfilada.
Presenteada com uma cópia da publicação, Alice Portugal se disse honrada pela iniciativa. “Gustavo é um menino que conheci ainda pequeno, é um batalhador. Junto com sua mãe, ele lutou pela vida e hoje se mostra um vencedor. Só posso dizer que fico extremamente honrada por esse trabalho”, declarou Alice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário