domingo, 12 de setembro de 2010

Pinheiro relembra sanha de Borges para privatizar Embasa

Durante jantar de adesão à candidatura a deputado estadual do vereador Gilmar Santiago (PT), na noite desta sexta (10), Pinheiro, candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, lembrou que, em janeiro de 1999, com apenas doze dias à frente do governo da Bahia, o então governador César Borges encaminhou à Assembléia Legislativa uma emenda constitucional visando a privatizar a Embasa.

A medida foi barrada por ampla mobilização social e pela iniciativa dos deputados da oposição, que moveram uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal. “É este tipo de gente que diz ter amor pela Bahia?”, questionou Pinheiro. O candidato lembrou também que durante os oito anos do governo FHC (1995/2002) políticos baianos ocuparam a presidência da Câmara Federal, do Senado, a liderança do governo no Congresso e, apesar de tamanha influência, a Bahia tornou-se um estado marcado, sobretudo, pela desigualdade social e perdeu várias disputas por investimentos com outros estados nordestinos.

Pinheiro conclamou ainda a platéia, formada por lideranças sindicais de diversas categorias, lideranças comunitárias e estudantis, a intensificar a mobilização de campanha até o dia 03 de outubro, garantindo a vitória de Dilma, Wagner, Pinheiro e Lídice. “Além de uma grande bancada de deputados estaduais e federais do nosso projeto”, disse.

Novas universidades

“A Bahia não ganhou nenhuma nova universidade federal e nem escola técnica federal durante o governo FHC”, exemplificou o petista, afirmando em seguida que durante os governos de Lula e Wagner foram construídas 11 novas escolas técnicas federais no estado. Nesse mesmo período, com a atuação direta de Pinheiro na Câmara federal, a Bahia ganhou também duas novas universidades federais na Bahia, a do Recôncavo (UFRB) e a do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nenhum comentário: