A cidade de Ibicaraí, na região sul da Bahia, vai receber do governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), uma fábrica de chocolate, em um investimento de R$1,5 milhão para funcionar na primeira quinzena de outubro. Mais de 300 famílias, vinculadas à agricultura familiar e de produtores de cacau deverão ser beneficiadas nos municípios de Ibicaraí, Coaraci, Buerarema, Itajuípe e Uruçuca.
Além da fábrica, o projeto prevê assistência técnica aos pequenos produtores para melhorar a qualidade de produção e aumentar a produtividade. A unidade vai produzir chocolate com teor de 50% a 70% de cacau. Para isso, anualmente, serão processadas 14,6 mil arrobas de cacau, que deve produzir 438 mil quilos de chocolate com rendimento de R$1,3 milhão.
A Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências (Cooafba) será responsável pela condução do projeto. Para a presidente da cooperativa, Maria do Carmo Tourinho, além de diminuir as desigualdades sociais, a fábrica deverá revitalizar a agricultura familiar em toda região sul e aumentar o estímulo na produção do cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário