sábado, 25 de setembro de 2010

Sedes e Escola Olodum iniciam Projeto Tambor Cidadão

240 jovens da periferia de Salvador serão beneficiados pela parceria

Começou hoje (24), o curso do projeto Tambor Cidadão, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) - por meio do programa Jovem Baianos - com a Escola Olodum. A aula inaugural aconteceu no Museu Teixeira Leal, no Pelourinho, onde, além dos alunos e a equipe disciplinar da Escola, estava presente a secretária da Sedes, Arany Santana.

“É de fundamental importância esse trabalho”, ressaltou Arany Santana, acrescentando que tanto Governo quanto Olodum trabalham com públicos com o mesmo perfil. “São jovens afro-descendentes em situação de vulnerabilidade que buscam superar a pobreza e alcançar o desenvolvimento social através do conhecimento e da inserção no mercado de trabalho. E a nossa função é criar oportunidades”.

Com este curso serão beneficiados 240 jovens da periferia de Salvador, matriculados em escolas públicas e que participam do Programa Bolsa Família. Eles serão capacitados nos cursos de informática cultural, percussão, teoria musical e produção cultural, com carga horária de 210 horas, e receberão, mensalmente, uma bolsa auxílio de R$ 100.

Segundo a coordenadora da Escola Olodum, Mara Felipe, paralelamente se desenvolverá um processo de formação de lideranças afrodescendentes trabalhando com temas como Direitos Humanos e Cidadania. “Vamos qualificar profissionalmente esses jovens, de tal maneira que eles possam unir prática e teoria, arte e tecnologia, valores comunitários e globalização e que saiam aptos a enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou.

Ascom/Sedes

Nenhum comentário: