domingo, 1 de agosto de 2010

Ministro entrega viadutos na Rótula do Abacaxi

Foi inaugurado na manhã deste sábado (31), em Salvador, a primeira etapa da Via Expressa Baía de Todos os Santos, uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram entregues à população um viaduto que fará a ligação Iguatemi-Retiro e outro que permitirá o tráfego no sentido contrário Retiro-Iguatemi. Ao todo serão seis elevados, cada um com duas faixas, que, além de propiciar um novo acesso, darão mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô e Suburbana.

“Estamos inaugurando hoje uma obra moderna e segura que resolve um problema de congestionamento em Salvador que já tem 30 anos. Em setembro, toda a Via Expressa estará pronta”, afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que compareceu à cerimônia. Estiveram presentes, também, os secretários Eva Chiavon, da Casa Civil, e Cícero Monteiro, de Desenvolvimento Urbano, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

SEIS VIADUTOS

O elevado que liga o Retiro ao Iguatemi tem 345 metros de extensão e o outro que faz o sentido contrário mede 336 metros, com 8,8 metros de largura cada. Os outros quarto viadutos, em fase de finalização, ligam a BR 324 à Avenida Heitor Dias; a Avenida Heitor Dias ao Cabula e à BR 324; Cabula-Rótula do Abacaxi e o último, ligando o Cabula à BR 324.

Os estudos de tráfego indicam que 62 mil veículos utilizarão diariamente as dez faixas do complexo da Rótula do Abacaxi, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga, com média diária de 3,4 mil caminhões entrando ou saindo da região portuária.

De acordo com informações da Conder, para otimizar o processo e evitar congestionamentos durante a obra foi necessário dividir o trajeto entre a BR 324 e o Porto de Salvador (4,2 Km) em sete frentes de trabalho, cada uma com especificações e cronogramas próprios.


--

Nenhum comentário: