terça-feira, 3 de agosto de 2010

Empresariado baiano otimista com o futuro

A Bahia registra no momento um aumento nos índices de otimismo do empresariado e de qualidade do mercado de trabalho, o que, na opinião do coordenador político da campanha Wagner, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, reflete a boa situação da economia local, com a implantação de 135 novas empresas e ampliação de outras 12 em 28 municípios, desde 2007.

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, lembra Caetano, chegou a 301,4 pontos em junho passado, o que significa alta de 4,6% na comparação com o mês anterior. Trata-se da maior pontuação desde que a SEI começou a calcular o Iceb, que tem alta de 27%, na soma dos meses de março a junho.

Nos últimos três anos e seis meses, foram investidos R$ 4,9 bilhões nos diversos setores.

Além desses investimentos, outros R$ 7,7 bilhões serão aplicados nos próximos meses na implantação de mais 117 empresas. A expectativa é gerar 19,6 mil novos postos de trabalho. O governo Wagner, afirma Caetano, implementou uma política de incentivos fiscais que beneficiou um total de 518 empreendimentos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, confirmou o otimismo empresarial na Bahia e disse que espera um grande crescimento baiana e nacional em 2010. Mascarenhas informou, no entanto, a Fieb à qual assumiu o comando em abril último,ainda não dispõe de dados próprios sobre o assunto.

MERCADO DE TRABALHO

Já o Índice de Qualidade do Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de Salvador (IQMT-RMS) registrou 0,766 ponto, no mês de abril. Desenvolvido também pela SEI, o índice avalia as condições de funcionamento do mercado de trabalho local e indica que os primeiros quatro meses de 2010 são os melhores da série histórica de 14 anos.

O programa de governo da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT-PP-PSB-PDT-PCdoB-PRB-PSL-PHS) prevê o aprofundamento das políticas de atração de empreendimentos, promovendo o adensamento das cadeias produtivas existentes, fortalecendo e expandindo os distritos industriais.

Nenhum comentário: