sábado, 3 de julho de 2010

Alice Portugal homenageia heróis da independência

Image
Ao lado de Wagner, Alice saudou os baianos no Dois de Julho

Nem a chuva impediu os baianos de seguir o cortejo em homenagem a Independência da Bahia. Saudada pelo povo nas ruas, a deputada Alice Portugal fez o percurso ao lado do governador Jaques Wagner e de lideranças políticas do estado.  Alice, que tem Projetos de Lei reforçando a importância do Dois de Julho, destacou a luta dos baianos como fundamental para firmar a libertação do Brasil do domínio português.

“Trata-se de uma data muito cara para o povo baiano, ocasião em que heróis se destacaram entre mulheres e negros, na luta pela independência. É uma data para o Brasil comemorar, já que representa a consolidação da independência nacional”, afirmou a parlamentar.

Projetos de Lei

A luta do povo baiano, no marco histórico do 2 de Julho de 1823, data decisiva para a consolidação da independência do Brasil, ainda não recebe o destaque merecido. Apesar de ser responsável pela expulsão definitiva das tropas portuguesas do país, a batalha da independência da Bahia não goza do reconhecimento nacional.

Para consolidar a expressividade da data, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) apresentou, no Congresso, o Projeto de Lei (PL) 6.576/2006, que institui o 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais. O projeto está em tramitação no Senado Federal e, sendo aprovado, segue para sanção do Presidente da República.

Outros dois projetos da deputada federal se referem à data. O PL 6.096/2009 altera o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, o antigo Cefet, para “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Dois de Julho”. O projeto aguarda um parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e segue para votação no Senado.

A mudança do nome do aeroporto da capital baiana, fato que desagradou à maioria dos baianos, também, é matéria de projeto de autoria de Alice Portugal. O PL 297/2004 concede a denominação "Aeroporto Internacional de Salvador, Dois de Julho" ao aeroporto da cidade.

Nenhum comentário: