terça-feira, 29 de junho de 2010

PROGRAMA TRILHA REALIZA AULA INAUGURAL EM OITO MUNICÍPIOS BAIANOS

Até quarta-feira (30), oito municípios baianos realizam aula inaugural do Programa Trilha, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os eventos começaram na segunda (21), pela cidade de Marcionílio Souza, e já aconteceram em Rio de Contas, Morro do Chapéu, Lençóis e Seabra. Quarta será em Ibicoara, às 10h, em Barra da Estiva, às 15h, e em Mucugê, às 17h.

Para Maria Thereza Andrade, superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, os resultados esperados com o programa envolvem desde a contratação direta à realização de ações de responsabilidade social, passando pelo fomento à economia solidária e ao autoemprego.

Segundo a coordenadora pedagógica da Associação de Desenvolvimento Educacional da Bahia (Adesba), Mariam Hage, entidade executora do programa nesses municípios, as turmas do Trilha-Setre foram formadas por 30 jovens, na faixa etária de 18 e 29 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família. Os cursos oferecidos são nas áreas de Administração, Turismo e Agroextrativismo.

Integradas

O programa Trilha-Setre tem ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social e o seu alcance geográfico atinge a 23 municípios baianos. “Procuramos estimular o empreendedorismo e a geração de renda em atividades alternativas, além de buscar a inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho”, explica Maria Thereza.

A proposta do programa é atender aos jovens sem emprego formal, em situação de risco social. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 100, enquanto estão em sala de aula. Os cursos são gratuitos.

Com duração de 350 horas estão os de Administração, Turismo e Hospitalidade, Transporte, Alimentação, Pesca e Piscicultura, Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida, Esporte e Lazer, entre outros. Com 600 horas, Construção Civil I e II, Metal Mecânica e Telemática.

AGECOM

Nenhum comentário: