segunda-feira, 10 de maio de 2010

Participe de Ato Político em Brasília para defender a assistência farmacêutica

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), farmacêutica e bioquímica, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, convida todos os profissionais e estudantes de farmácia para participarem do grande ato em defesa da Assistência Farmacêutica, que acontecerá no dia 12 de maio de 2010, quarta-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O objetivo da manifestação convocada pela Frente Parlamentar, pela Federação Nacional dos Farmacêuticos e pelo Conselho Federal de Farmácia é pressionar os deputados para votarem o substitutivo ao Projeto de Lei Nº 4.385/1994, que trata a farmácia como um estabelecimento de saúde.

O ato pretende ainda sensibilizar a população sobre a necessidade de ter, nas farmácias - ao invés de simples estabelecimentos comerciais - locais de atendimento e promoção de saúde, com acesso aos medicamentos e à necessária orientação. Para chamar a atenção para o assunto, é preciso a presença de todos.

A deputada Alice Portugal, que participa das reuniões do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados, conseguiu incluir o projeto na lista de prioridades a serem votadas no primeiro semestre de 2010. Porém, somente a mobilização da classe farmacêutica conseguirá convencer os parlamentares e os líderes partidários a votarem a proposição antes do período eleitoral.

Além da luta pela aprovação do substitutivo ao PL Nº 4.385/1994, a deputada Alice Portugal é autora do Projeto de Lei nº 6.435/2005, que regulamenta o âmbito da profissão farmacêutica e unifica todos os dispositivos legais que tratam do exercício da profissão.

Nenhum comentário: