sexta-feira, 23 de abril de 2010

Artigo “Veja, Recôncavo, Sertão e UFRB” repercute na mídia

Mais de quarenta veículos de comunicação do Brasil e do mundo deram destaque para o artigo do jornalista e professor Emiliano José intitulado “Veja, Recôncavo, Sertão e UFRB”, publicado no site Terra Magazine no dia 9 de abril. No texto, Emiliano critica matéria da revista Veja (07/04/2010) que tenta desqualificar a Universidade Federal do Recôncavo Baiano e o ensino superior no Brasil.

Emiliano disse que, como a revista Veja não pode contestar o fato de o Governo Lula ter criado 14 novas universidades federais no Brasil, trata de desqualificar a obra. Disse ainda que o presidente-professor, FHC, não deu a mínima para a educação no País, e estava se lixando para a universidade pública, o que também não é dito pela revista.

O jornalista da Veja, ao entrevistar o Reitor Paulo Gabriel, perguntou-lhe se era correto implantar uma universidade “em pleno sertão”. Ele não sabia sequer distinguir o Recôncavo Baiano do semi-árido. “E quem disse que uma universidade no Sertão não se justificaria? E por que não no Recôncavo? É o pensamento de nossa elite, com os olhos postados exclusivamente no Centro-Sul, que faz com que repórteres raciocinem assim, de modo tão preconceituoso”, escreveu Emiliano José.

Ele relatou também que durante décadas este foi o pensamento da oligarquia baiana, e que a elite orgulhava-se de ter apenas a UFBA como única universidade para seus filhos. “A criação da Universidade Federal do Recôncavo foi fruto de um impressionante movimento da sociedade civil de todos os municípios da região. Assembléias e mais assembléias sacudiram o Recôncavo, e ela se tornou uma realidade em 2005”, contou.

A UFRB conta atualmente com 4.735 alunos na graduação, 36 alunos no doutorado, 159 em cursos de mestrado. São, portanto, quase 5 mil alunos, e mais 435 professores, 552 servidores e 32 cursos até 30 de março de 2010. E a UFRB tem participado ativamente do programa Todos pela Alfabetização (Topa), do governo da Bahia, formando mais de 2.200 alfabetizadores e coordenadores de turmas”.

A partir da publicação no site Terra Magazine, o artigo
repercutiu nos seguintes veículos eletrônicos:

Terra Magazine, site da UFRB, blog da Dilma Rousseff, o Recôncavo, jornal Feira Hoje, Jornal da Mídia, Vi o Mundo, Língua em Transe, blog do PT de Currais Novos, blog Por um Novo Brasil, Desabafo Brasil, Bahia de Fato, Brasil - Mostra a sua Cara, blog Falando Tudinho, site do Fórum de Educação à Distância, blog Boca que Fala, blog Alívio Refrescante, site Siga M Post, Clipping Eletrônico do MEC, site Amigos do Fernando Pimentel, site Hardmob, site Edição de Notícias, blog do Campbell, blog do Saraiva, blog Havaneiro, blog Aposentado Invocado, blog Joni Rocha, blog Vicente Cidade 21, blog Unaí para Todos, blog Juntos Somos, blog Cappacete, blog O Tira, blog Espacios Públicos, blog Palíndromos e CIA, blog Alerta Antonina do Norte, blog Agora no Vitas.

O artigo circulou até em Madri, na Espanha, no site
“Cumbres Iberoamericanas de Jafes de Estado y de Gobierno”.

O Blog do Ricky publicou o artigo no dia 12 de abril.

Leia na íntegra o artigo de Emiliano José Aqui

Nenhum comentário: