segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Andrade vence preconceito e revela lema: ‘Os humilhados serão exaltados’



No dia seguinte ao título brasileiro, treinador lamenta comentários maldosos que ouviu na Gávea: ‘Perceberam que estavam errados’

Andrade iniciou a trajetória na comissão técnica do Flamengo há cinco anos, longe dos holofotes e dos tapinhas nas costas que recebeu após a conquista do Campeonato Brasileiro. Em vez disso, ouviu piadas e deboches nos corredores do clube.

Aguentou calado. Teve o apoio dos amigos e da família. Por isso, foi com eles que comemorou o hexacampeonato. Uma festa surpresa que celebrou a consolidação do treinador e a vitória sobre o preconceito.

- Escutei coisas desagradáveis. Um diretor da base, quando soube que eu e Adílio fomos contratados, comentou que era o urubu Flamengo. Foi uma colocação maldosa. Mas eu ouvi e tive que engolir. Dei a volta por cima e eles perceberam que estavam errados – declarou, durante entrevista coletiva na tarde desta segunda, em um hotel na Barra da Tijuca.

Quando foi efetivado pela primeira vez, no fim de 2004, não tinha o apoio do grupo. Pelas costas, alguns jogadores ironizaram a dicção não tão clara do comandante durante as preleções. Bem diferente do respeito e carinho que tem com o elenco atual.

- Se estou aqui é por causa desse grupo. Eles sempre disseram que correriam por mim e comprovaram isso ao longo do campeonato – afirmou o treinador.

As situações constrangedoras se acumularam no período em que foi auxiliar. Certa vez, serviu como “barreira” debaixo de sol forte para um treino na Urca. Novamente, não se rebelou.

- Os humilhados serão exaltados. Isso resume bem minha trajetória no Flamengo.

Globo Esporte.COM

Nenhum comentário: