terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entidades criam uma Rede de Comunicação para o Sul da Bahia

Uma coalizão de instituições está criando uma rede de comunicação para promover o desenvolvimento sustentável do sul da Bahia. Trata-se da Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável, que objetiva o intercâmbio de práticas e conhecimentos para impulsionar o desenvolvimento da região, tendo como princípios o desenvolvimento humano, a proteção ambiental e a valorização das vocações regionais.

O lançamento oficial será amanhã, no restaurante Boca do Mar, às 18 horas. A rede é constituída por organizações que atuam no Sul da Bahia e têm como missão comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável da região, tendo como valor essencial a Justiça e a sustentabilidade através da democracia participativa.

A iniciativa já conta com a adesão de mais de 40 entidades, envolvendo associações de classe, movimentos sociais e organizações científicas. Entre os principais temas desenvolvidos está a conservação dos recursos florestais, marinhos e pesqueiros, a diversificação da economia rural através do fomento a agrofloresta, a criação do ICMS ecológico e o pagamento por serviços ambientais, e a produção de desenvolvimento de tecnologias sociais que possam gerar inclusão e melhoria da qualidade de vida.

A iniciativa visa um melhor intercâmbio entre as diversas entidades comprometidas com as questões socioambientais do sul da Bahia, tendo possibilitado a visita de autoridades e jornalistas a região. Recentemente, estiveram em Ilhéus, jornalistas de mídias nacionais, e representantes das organizações ambientalistas Greenpeace, Conservation Internacional e SOS Mata Atlântica.

O lançamento oficial da Rede contará com a presença de uma autoridade internacional em comunicação ambiental, o jornalista Vilmar Berna, superintendente da Rede Brasileira de Informação Ambiental - REBIO, e vencedor do Prêmio Global 500 da ONU para o Meio Ambiente.

Fonte:
Paulo Paiva

Nenhum comentário: