segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Representantes do Sul da Bahia na elaboração da Lei Estadual de Educação Ambiental

Seguindo a orientação da Lei Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 27 de abril de 1999), e do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA -2004), a Bahia está elaborando os documentos estaduais de forma participativa, a partir da criação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), constituída em 2007, com representantes do governo e da sociedade civil.

A Comissão ficou responsável pela elaboração da minuta do projeto de lei de Educação Ambiental do Estado da Bahia, posteriormente apresentada em consultas públicas nos 26 territórios de identidade do estado. O sul da Bahia tem participado ativamente do processo como membros efetivos na comissão, através de Lucelia Berbet, representando as RPPN´s pela PRESERVA e Ana Cláudia Fandin, pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais – IESB, contando ainda com a participação de Marcos Luedy, da Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais - Abará, e do jornalista Paulo Paiva, como representantes do território.

A consulta pública no sul da Bahia ocorreu em novembro de 2008, na UNIME, e foi uma das mais concorridas em todo o estado, com mais de 300 participantes, resultado do trabalho do Núcleo Mobilizador e de Comunicação integrado pela Universidade Estadual de Santa Cruz e diversos movimentos sociais. O Núcleo cumpre a função de articulação permanente do território para a promoção da lei, do programa e dos projetos de educação ambiental nessa região.

As últimas consultas com os representantes territoriais dos 26 territórios de identidade da Bahia ocorreram nos dias 27 e 28 desse mês e sérá continuada nos dias 28 e 29 de setembro, dando proseguimento aos ajustes finais no texto da lei, e que deverão ser aprovados pela comissão até o final desse ano. A previsão é que em 2010, a lei de educação do estado da Bahia seja votada pela câmara dos deputados, e que a Bahia possa passar a desenvolver uma política de educação ambiental que atenda a diversidade e complexidade do estado.


Paulo Paiva
Jornalista –15.867 DRT-RJ / SINJORBA

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro Ricky,
A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia).

O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande divulgação na mídia nacional, e será excelente para a candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Divulgue para os internautas do teu blog. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/