sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comissão de Direitos Humanos da OAB entra com representação contra Gil Teobaldo

Quando pensamos que já vimos ou lemos de tudo, eis que aparece mais um absurdo. A OAB não deveria entrar com representação, e sim com pedido de prisão.

Jayme Asfora/Foto Ricardo Almoêdo
A Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, presidida por Jayme Asfora, entrou com representação no Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem contra o advogado Gil Teobaldo por ele ter declarado a imprensa que, no caso do assassinato de Maristela Just, há 21 anos, o acusado José Ramos de Lopes Neto, seu filho, agiu certo ao matar a noiva e ferir seus dois filhos e um cunhado para defender sua honra que, em tese, foi atingida por uma declaração da vítima.

Ao definir a atitude do filho e acusado, Gil Teobaldo declarou que "Se não matasse, não sentaria e não comia na minha mesa. O homem tem que ter brio, ter dignidade, preservar a honra, se sentir acima de qualquer circunstância. Tem que ser, verdadeiramente, um homem". O advogado ainda deu declarações homofóbicas e criticou a lei Maria da Penha.
"Ele cometeu uma infração ético-disciplinar conforme previsto no Art. 34, inciso XXV, da Lei Federal nº 8906/94 – que estabelece o Estatuto da Advocacia – o qual diz: "Constitui infração disciplinar manter conduta incompatível com a advocacia", diz Jayme. O conselheiro também comentou as declarações de Gil Teobaldo a um jornal local, hoje (14).

"Gil deu declarações homofóbicas ao dizer que o irmão de Maristela, Ulisses Just, morreu de AIDS porque era homossexual, safado e freqüentava boates gays", fala. Gil Teobaldo foi mais além e criticou até Maria da Penha, farmacêutica vítima de violência doméstica, que dá nome a lei que torna crime inafiançável violência contra a mulher.

Do NaPautanodia

Dica: Ana Maria Bruni

2 comentários:

Anônimo disse...

QUEM É O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DA GRANDE ENTIDADE OAB/PE.
VEJAMOS:
O Blog do Magno teve acesso à lista de demitidos na OAB, em Pernambuco, e ainda anotou outras possíveis irregularidades ocorridas na gestão do presidente Jayme Asfora. Nomes de pessoas na lista que o deputado Guilherme Uchoa mostrou no plenário da Assembléia Legislativa, mas que a Imprensa não teve acesso. Veja a lista abaixo:

Anônimo disse...

FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS
Nara Regina Asfora (20 anos de serviço, prima legítima do presidente Jayme Asfora. Demitida por cauda de briga de família); Eliane Mathias (17 anos de serviço público); Socorro Novaes (15 anos de serviço); Solange Miranda (12 anos de serviço e Reginaldo Paes Barreto (6 anos de serviço); Taciana Nunes Valadares (2 anos de serviço) Gilvan Francisco Barbosa (33 anos de serviço) Ana Cristiana Arouche Siqueira (5 anos de serviço)

MOTORISTAS:
Isac Alves de Freitas (1 ano e meio de serviço)
Wanderson Monteiro França (1 ano e 7 meses)
Sérgio Bruno Aragão (1 ano)
Ivanildo B. Figueredo (5 meses)
Esses motoristas foram contratados para conduzir os advogados na novíssima frota de vans. Manteve apenas um motorista: Sérgio Cavalcanti, contratado em 2 de abril de 2001. Dois carros foram vendidos, em janeiro deste ano, depois sem licitação, um no valor de 50 mil reais e o outro no valor de 40 mil Reais.Eliane de Lima Barbosa (12 anos de serviço)
Marta Maria Genu (7 anos)
Morgana da Mota Silveira (7 anos)
Rosileide Souto Santos (6 anos. Telefonista única da OAB)
Irene Maria do Ó (2 anos)
Bruno Felipe Melo (1 ano)
Luiz Carlos do Monte (11 meses)

CONTRATAÇÃO
Helyane Fonseca ( contratada para assessora de imprensa da OAB)
Schirley Samária Liberal Bezerra (exonerada pelo gov. de PE e contratada em 2007)
Darlan Sampaio Ribeiro (chefe de gabinete da Arpe, exonerado pelo governador Eduardo Campos (PSB) e contratado como chefe de gabinete da OAB)
Baltazar Monteiro da Cruz (gerente do Country Club do Recife, contratada depois para gerenciar a OAB)

NOMEADOS POR JAYME ASFORA
Cássia Andrade Lima Brendel Braga
Paula Henrique Amorim
Júlio César Amorim
Priscila da Silva Amorim
Juliane Fonseca Xavier
Josefa Cecília da Silva Feitosa
Elane Carla C. da Silva.
Hugo Feitosa Gonçalves.
Raimunda Maria do Nascimento.

Nos bastidores, as informações dão conta de que Jayme Asfora desativou a Biblioteca Joaquim Amazonas com o seu acervo de periódicos vendido a quilo. Uma novidade curiosa na OAB, segundo fontes, é a criação de diárias para dirigentes. Outra irregularidade apontada é que Asfora estaria contrariando o estatuto da OAB, ao pagar “por fora da OAB” a um procurador do Estado.