domingo, 9 de novembro de 2008

Mitos e erros sobre o mosquito da DENGUE


1 - AR CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO - MENTIRA! Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.


2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA - MENTIRA! Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.


3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAL NO COMBATE À DENGUE - MENTIRA! Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.


4 - TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO - MENTIRA! Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.


5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA - MENTIRA!Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.


6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO - MENTIRA! Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.


7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESEVOLVEM EM ÁGUA LIMPA - MENTIRA! Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Artigo publicado em momento importantíssimo. Com o início da época de calor (mais calor, na verdade), as chances de termos as mesmas notícias do ano passado deve ser reduzida drásticamente.

Abraços

Anônimo disse...

Importante demais divulgar essas informações, ainda mais agora que as temperaturas começam a se elevar. Erros do ano passado nao podem se repetir! Parabéns pelo post.