sábado, 18 de outubro de 2008

Azevedo e o DEM

Marco Wense

Correligionários bem próximos do prefeito eleito, Nilton Azevedo, já defendem sua saída do DEM para um partido da base de apoio do presidente Lula e do governador Jaques Wagner.
Em outra agremiação partidária, o bom capitão ficaria livre da influência e de uma iminente ingerência de alguns democratas considerados “personas non gratas” no seu governo, como Fernando Gomes e Maria Alice.
É público e notório que a eleição de Azevedo deu sobrevida política ao fernandismo, alimentando até uma possível candidatura do atual alcaide para deputado estadual com o apoio do capitão.
O melhor caminho para desvincular Azevedo do fernandismo e de seus seguidores, dando um necessário ar de independência e personalidade política, é, sem dúvida, a sua filiação a outro partido. Toda essa especulação, por enquanto restrita aos bastidores, faz vir à tona duas perguntas:

1 – O bom capitão teria coragem de sair do DEM?
2 – Qual seria esse novo partido do capitão?

O problema de Azevedo não é com Fernando Gomes, que desde o início da campanha, juntamente com o ministro Geddel, tentou por várias vezes a sua desistência em favor do outro capitão, o Fábio Santana.
Com efeito, muitos azevedistas de primeira hora, aqueles que comeram poeira desde o início da campanha, quando o Capitão estava com 5% nas pesquisas de intenção de voto, são da opinião de que Fernando Gomes só chegou depois.
O atual prefeito só virou azevedista de carteirinha depois da surpreendente caminhada do democrata na Avenida do Cinqüentenário. O atual prefeito, portanto, depois de conspirar contra a candidatura de Azevedo, virou um neo-azevedista.
Os dois obstáculos que impedem a saída do capitão para outro partido são ACM Neto (deputado federal) e Paulo Souto (presidente estadual da legenda). Aliás, não sei qual o grau de reconhecimento do prefeito eleito em relação a essas duas incontestes lideranças do DEM.
Se o capitão quiser aumentar sua credibilidade perante a população de Itabuna e criar condições favoráveis para um bom governo, tem que sair do DEM, sob pena de se defrontar com sérias dificuldades para governar.
E o novo partido do capitão, qual seria? De início, obviamente, temos que descartar três: o PT, PC do B e PSB. O PTB é muito ligado a Geraldo Simões. A opção seria o PMDB, PP, PR ou o PDT. Tem muita gente torcendo para que Azevedo faça um bom governo. Gente de bem querendo até ajudá-lo. Mas a opinião de que sua permanência no DEM é ruim para Itabuna é unânime.

Que Deus ilumine o bom capitão. Xô, DEM!

Nenhum comentário: