O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enalteceu, na manhã desta segunda-feira (13), a importância do novo Hospital do Subúrbio para o Brasil por se tratar da primeira Parceria Público Privada do país no setor, “o que significa saúde com melhor padrão de qualidade”.
Falando na inauguração do hospital, o ministro comemorou os resultados da “nova relação do poder público com a iniciativa privada para melhorar o atendimento na saúde pública” e ressaltou a localização da nova casa de saúde, próxima à rodovia BR-324 que liga Salvador a Feira de Santana. “Essa localização - disse ele - é importante porque será um facilitador para o atendimento dos pacientes que procedem do interior do estado em busca de serviços médicos na capital do estado”.Ainda no pronunciamento, o ministro Temporão, elogiando as ações de saúde do governo Wagner, citou a inauguração do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, que demorou 18 anos para ser entregue à população.
Já o secretário de Saúde, Jorge Solla, ao analisar a situação da saúde pública na Bahia, disse que faltava a estrutura de atendimento que o Hospital do Subúrbio agora disponibiliza. E lembrou que, além de ser o primeiro em PPP, ele melhora e amplia o atendimento de urgência e emergência.
Participaram da inauguração do Hospital do Subúrbio os secretários de estado Eva Chiavon, da Casa Civil, César Nunes, da Segurança Pública, Antônio Carlos Tramm, do Turismo, o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, além de líderes comunitários da região do subúrbio.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
A unidade hospitalar vai atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica adulto e pediátrica. São 268 leitos, distribuídos em clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O atendimento à população começa a partir das 7 horas desta terça-feira (14), beneficiando a um milhão de pessoas de Salvador e Região Metropolitana.
O HS contará ainda com endoscopia, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, fisioterapia, nutrição, dietética, farmácia e apoio logístico. Terá também um heliporto, que facilitará o deslocamento de pacientes de outras regiões para a unidade. Começa a operar com 50% da capacidade e ampliará o atendimento de acordo com a demanda até funcionar plenamente, o que ocorrerá em no máximo 180 dias. O HS contará ainda com o Programa de Internação Domiciliar, com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário