sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Hospital de Juazeiro ganha Centro para Tratamento de Câncer

A partir de sexta-feira (24/9), a população de Juazeiro, ao norte do estado, passa a contar com assistência médica e atendimento especializado em casos de câncer: foi inaugurado, nesta quinta (23), o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro - HRJ. A unidade vai oferecer tratamento quimioterápico e imunoterápico, abrangendo 19 especialidades, como urologia, mastologia, otorrinolaringologia e proctologia. Também serão realizadas cirurgias oncológicas.

O serviço terá 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga e assistente social, atendendo diariamente e em dois turnos. A capacidade inicial é de 400 pacientes por mês e, já nesta primeira semana de funcionamento, 35 internos, que vinham sendo acompanhados pela equipe do Hospital, iniciam a quimioterapia.

Trata-se do primeiro Centro de Oncologia da região Norte da Bahia, que se soma às unidades de Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana. “A inauguração desse Centro é um projeto que vai ter continuidade. Brevemente, pretendemos construir um prédio anexo para serviços de radioterapia e medicina nuclear”, anunciou o secretário estadual da Saúde – Sesab, Jorge Solla, durante a cerimônia de inauguração, da qual participaram também o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), e o presidente do Instituto de Medicina Integrada - IMIP, Antonio Carlos Figueira.

Para o prefeito, a obra é fruto da parceria de sucesso firmada entre o município e os governos estadual e federal. “Grandes avanços já foram dados na área da saúde local graças a esses apoios. Nossa região está sendo priorizada pelo projeto de interestadualização da saúde, e essa inauguração faz parte desse projeto pioneiro”. O HRJ integra, juntamente com a unidade de Petrolina, em Pernambuco, a primeira Rede Interestadual de Atenção à Saúde do SUS, abrangendo 55 municípios – 27 do lado baiano e 28 do lado pernambucano - e beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro

Nenhum comentário: