A enfermeira Teresinha Paim, coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), participa nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, do encontro Ambientes fechados livres do fumo: qual sua contribuição?. O evento, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, será realizado no auditório da Coordenação de Saúde Ambiental (Cosam), da SMS, na avenida Vasco da Gama, e é mais uma atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto.
Também durante o encontro, o pneumologista Francisco Hora Fontes, do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, falará sobre as consequências da fumaça do cigarro para o fumante ativo e o passivo, enquanto o Programa Municipal de Controle do Tabagismo será apresentado por sua coordenadora, Josenilza Queiroz. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, este ano, tem como tema, “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, numa alusão ao tabagismo passivo e aos ambientes livres do tabaco.
Segundo o pneumologista Francisco Hora, o fumo é responsável por cerca de cinco milhões de mortes por ano no mundo e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2005 os custos totais do Sistema Único de Saúde (SUS) atribuídos ao tabagismo somente com hospitalizações decorrentes de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias foram de R$ 338,7 milhões, ou seja, 36% do custo total das hospitalizações com câncer foram relacionadas ao tabaco.
Outras ações
As atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo terão continuidade no sábado (29), no Farol da Barra, com o evento Ação de Saúde e Combate ao Fumo, que acontece das 8 às 12h. A ação, que tem como principal objetivo levar à população esclarecimentos sobre os malefícios causados pelo cigarro, é uma iniciativa da Unimed Salvador, em parceria com a Sesab, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Sociedade de Pneumologia da Bahia e Núcleo de Atenção e Tratamento do Tabagismo do Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes).
A Ação de Saúde e Combate ao Fumo, no próximo sábado, terá caráter educativo, com distribuição de material educativo sobre o tabagismo, e também prestação de serviços, como aferição da pressão arterial, orientação nutricional e realização de atividades físicas, conduzidas por profissionais da área.
Na segunda-feira (31), serão realizadas palestras no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), às 11h, voltada para servidores da unidade, e no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 14h30, voltada para professores das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) 1A e 1B. As duas palestras serão proferidas pelo pneumologista Francisco Hora.
Agecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário