quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Condição do ar em Salvador durante Carnaval será monitorada

Pelo segundo ano seguido, será feito o monitoramento do ar no Carnaval de Salvador. Duas centrais de monitoramento já estão instaladas no Circuito Campo Grande/Sé (Osmar) e Barra/Ondina (Dodô), para analisar a qualidade do ar na passagem de trios e demais veículos durante os dias da festa. A ação é realizada pela Rede de Monitoramento do Ar, que envolve a Prefeitura do Salvador, governo do Estado, Cetrel e grupo Braskem.

No Circuito Osmar, o equipamento foi instalado em frente à Praça 2 de Julho (Campo Grande). A outra central funcionará em Ondina, próximo ao camarote da UFBa. Segundo o assessor-chefe da Assessoria Estratégica de Gestão da Superintendência de Meio Ambiente (SMA), Adalberto Bulhões, as unidades da Rede de Monitoramento do Ar emitem relatórios diários, mensais e anuais, permitindo a formulação de políticas públicas para a melhoria da qualidade do ar.

As medições são feitas a cada 15 minutos, variando de 'crítica' a 'boa', e são atualizadas e disponibilizadas, a cada hora, no site da Cetrel. Segundo Adalberto Bulhões, as medições feitas no Carnaval de 2011 foram muito positivas. "Assim como acontecerá em 2012, os trios e carros de apoio do Carnaval utilizaram o B-50, biocombustível doado pela Petrobrás Distribuidora. Acreditamos que uso deste combustível foi fundamental para a qualidade do ar durante a festa", avaliou.

Salvador conta com seis centrais em funcionamento - uma móvel e cinco fixas - que estão instaladas no Centro da Cidade, Dique do Tororó, Pirajá e Rio Vermelho.

Nenhum comentário: