quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nomes de vítimas de acidentes aéreos eram usados por fraudadores

Dezesseis pessoas já foram presas por aplicar golpes ao sistema previdenciário

A Policia Federal desarticulou nesta quinta-feira (24) quatro quadrilhas que inseriam informações fictícias nos sistemas da previdência social e falsificavam documentos para conceder benefícios irregulares. Entre os crimes praticados está a criação de vínculos falsos com vítimas dos acidentes aéreos da Air France, da Gol e da Tam para gerar pensões por morte.

Até o inicío da tarde, na operação intitulada pela Polícia Federal de "Miragem Caixa Preta", dezesseis pessoas foram presas.

De acordo com o DPF, os criminosos identificavam entre os mortos da tragédia aérea aqueles que não haviam deixado dependentes. Com esses dados, eles criavam relações de dependência inexistentes com documentos falsos.

“Os fraudadores utilizavam tragédias aéreas para auferir valores, dando o tom fúnebre ao esquema e desrespeitando os familiares das vítimas”, disse a superintendente regional do INSS, Maria Alice Rocha Silva, cuja equipe deu suporte a operação.

As investigações apontaram que nove benefícios de pensão por morte foram concedidas nesse esquema, sendo quatro relativos ao acidente da Gol; três em relação ao desastre da Air France; e dois relacionados à tragédia da Tam.

Esses benefícios irregulares somados ocasionavam um prejuízo aos cofres públicos de R$ 28 mil por mês, de acordo com o INSS. Com informações do Último Segundo

Nenhum comentário: