terça-feira, 26 de julho de 2011

Itabuna 101 anos... Um presente para a cidade

Por Luis Sena

Dia 28 de julho, Itabuna completa 101 anos de emancipação política. O principal município do sul da Bahia, convive no seu aniversário com os graves problemas das grandes cidades brasileiras. Mas uma coisa chama atenção neste momento: a crise de gestão em decorrência da falta de um plano estratégico para conduzir os destinos da antiga Tabocas. Os bairros abandonados sem infraestrutura de saneamento básico e nenhuma atenção na área de esporte, cultura e lazer. É alto o nível de violência e criminalidade por falta de aplicação de políticas públicas, principalmente para a juventude.

E a saúde que já foi referência e teve níveis de excelência, passa por uma situação de calamidade, onde até para salvar o Hospital de Base, o movimento social está fazendo uma campanha pela estadualização, porque o município não teve competência para administrar.

Em decorrência disso, a cidade desponta no noticiário com as manchetes de malversação de verbas públicas e inadimplência. O que faz com que verbas, através de emendas aprovadas por alguns parlamentares, a exemplo da deputada federal Alice Portugal, não possam ser utilizadas, tendo que serem remanejadas.
O presente para nossa cidade, tão bonita, pujante e que acolhe muito bem os que nela nasceram, bem como os que aqui chegaram, atraídos por vários motivos, não poderia ser outro:

A mobilização de todos que têm compromisso com a cidade, independente da coloração partidária ou de participação em qualquer clube de serviço ou entidade de classe, no sentido de exigir dos poderes constituídos o devido respeito a esta terra e seu povo, além do compromisso de debater e construir um plano estratégico que atenda as nossas necessidades perante a nova realidade dos investimentos que ora são divulgados pelos governos estadual e federal, preparando a nossa cidade para um futuro promissor.

Luis Sena – Professor, sindicalista e funcionário do Banco do Brasil

Um comentário:

Elaine Ortiz disse...

Luis Sena sempre preciso em suas palavras, parabéns Ricky pelo blog, a cada dia que passa se torna um grande instrumento de informações e pesquisas.