sábado, 30 de julho de 2011

Governo e municípios firmam pacto para alfabetizar crianças das escolas públicas

A primeira assinatura do Pacto com Municípios, compromisso do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é o destaque dos diversos eventos em comemoração aos 101 anos de Itabuna, no Litoral Sul da Bahia, na quinta-feira (28). A programação começou por volta das 15h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) – Praça José Bastos, 55, Centro – onde 28 prefeitos da região aderiram ao pacto, que vai alcançar inicialmente 214 municípios e tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos.

Veja mais fotos aqui

Segundo o governador Jaques Wagner, o Pacto com Municípios é uma metodologia mais moderna e eficiente para a educação. “Estamos editando uma série de publicações e fornecendo aos municípios, fazendo a formação dos orientadores deste sistema, e eu creio que logo estaremos colhendo os frutos, com as nossas crianças já alfabetizadas aos oito anos. Este é um presente que a gente traz para a Bahia e que coincide com os 101 anos da cidade de Itabuna”.

O governador fez um paralelo entre as ações na área de inclusão social, inclusive educação, e o Pacto pela Vida, “que é uma visão mais globalizante da segurança e da violência e que passam também pela polícia, pela investigação e pelo presídio. Mas isto cuida de uma minoria, que entrou pelo caminho da marginalidade, do tráfico de drogas, da bandidagem”.

Wagner disse que a principal preocupação do Governo do Estado é com a maioria, que precisa estar inserida no mundo da educação e do trabalho. “Então, o Pacto com Municípios, que estamos fazendo, terá como consequência uma inserção no Pacto pela Vida”.

O Pacto com os Municípios estabelece como metas para 2011-2014 a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. O pacto vista também assegurar que todas as escolas das redes municipais e estadual alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. O próximo encontro para assinatura do compromisso será realizado em Senhor do Bonfim, no dia 3 de agosto.

Fonte Secom

Nenhum comentário: