sábado, 25 de junho de 2011

Itabuna, uma cidade sem leis

Quem vive em Itabuna a muito tempo, sabe bem o que estou falando. Uma cidade suja, desorganizada, desestruturada, sem leis.

As pessoas fazem o que querem, avançam sinais, jogam lixo em todo canto, estacionam em local proibido, e por ai vai. As lojas abusam da poluição sonora. Uma, disputa com a outra quem tem o equipamento de som mais potente, e o narrador mais chato.

Junto a estes absurdos, ainda tem os carros de som, mini trios e palhaços que circulam diariamente pela cinquentenário. Uma bagunça, sem precedentes.

As faixas de pedestres não são respeitadas, as pessoas atravessam as ruas fora da faixa de pedestres, motoqueiros cortando carros, e ciclistas que não estão nem aí pra nada.
Nas imediações da Praça Adami , quem passa por ai, fica transtornado e quase surdo, tamanhos os absurdos.

Mas o que mais me chama atenção, é que os fiscais da prefeitura, só tomam providências com as pequenas lojas, fazem vistas grossas as grandes redes, na questão da poluição sonora.
Recentemente, em uma passeata pela paz, presenciei 3 furtos, em um curto espaço de 10 minutos, sem que nenhuma providência fosse tomada.

Semana passada, uma carreata de torcedores do Vasco da gama, emocionados e felizes, fizeram uma festa no estilo do Colo Colo de Ilhéus, ou Bahia de Feira. A referida foi emocionante, afinal foram muitos anos sem ganhar nada, porém completamente desorganizada. Não consegui avistar nenhum policiamento, e os agentes de trânsito, nem se importavam com os que passavam ao volante portando latões de cerveja ou garrafas de whisky, e muito menos aqueles que pulavam em cima do teto dos veículo. As provocações eram constantes. E se houvesse reação ? E se algum vascaíno bebendo, se pegasse com um flamenguista também bebendo? O que poderia ter acontecido ?

Alguns dizem que,”Em Salvador é pior”, “vai pra São Paulo pra você ver”. Não me interessa outros lugares, me interessa sim, aqui, Itabuna, a minha cidade, não é minha terra natal, mas foi aqui, que vim morar a 27 anos atrás, onde estudei, me formei, me casei, tive filhos, e aprendi a amar. Itabuna virou uma cidade sem leis.

Um comentário:

Rachel Lins disse...

Rick, concordo totalmente contigo. Itabuna está uma bagunça tamanha. Cada dia pior.

um beijo em seu coração