domingo, 15 de maio de 2011

São João, Oxossi e o indiciado

Por Elias Reis

Tudo pronto para os festejos juninos deste ano promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. O arraiá já tem oficializado o período do evento, 22 a 28 de junho, faltando apenas definir o local. Parque de exposições ou Centro de Convenções. Tudo está sendo organizado antecipadamente, inclusive contratos fechados com bandas e músicos de peso. A novidade deste ano é a apresentação de uma conhecida quadrilha, que estará sob a batuta de um financista indiciado pela Polícia Federal, marcante profissional e filho de Xangô menino. A apresentação desta tão famosa quadrilha acontece dias 11, 16, 21 e, finalmente dia 26 uma exibição com chave de algemas. Nesta última apresentação, 26, é aguardada a presença de personalidades públicas importantes da Polícia Federal para apreciar o trabalho não só do marcante sabido, mas, também dos diversos e inúmeros contramarcantes não menos malandros.

Pelo poder e ousadia do marcante titular, que também é dono de financeira e legislador afastado, não será novidade se a festa junina deste ano trouxer no cartaz/folder e mesmo release da prefeitura, como festa de Oxossi, em alusão ao sincretismo religioso católico. Claro que o prefeito da cidade não permitiria, pois, não magoaria os interesses santificados da Igreja Católica. Ainda mais que o chefe do executivo, com a ajuda do bispo local, poderá se tornar ministro assim que deixar o palácio. Ministro da Eucaristia da Palavra de Deus.
Consultando um pai de santo, doutor em candomblé, sua posição é clara quanto ao sincretismo.

“A associação entre os santos e orixás, não leva em conta a história de cada santo, nem as características que o tornam conhecido. No entanto, é louvável a iniciativa do meu menino Cidinho das licitações”, conclui. Já para um ex-padre da diocese de Ilhéus, da forma que o matuto e prepotente vem mandando e fazendo o que bem entende, é provável que ele mude mesmo o título da festa que acontece no mês de junho. “Só espero que esse adepto de Xangô não queira um dia mudar o nome do padroeiro da nossa cidade, São Jorge, inserindo o Orixá Ogum. É uma afronta a nossa história”, afirma o ex-sacerdote, que também é chegado a bater um tambor no caramanchão de ‘Mãe’ Carmosina.

Tudo está sendo providenciado para o arraiá: Fogos de Artifício, para avisar ao marcante e aos contramarcantes, da chegada das autoridades policiais; Balões para simbolizar oferendas aos céus, em agradecimento a morosidade da justiça; Lavagem da imagem de Oxossi, para simbolizar o batismo da festa junina e Fincamento do mastro para simbolizar a boa coleta durante o ano. Ao final da apresentação da quadrilha, uma nova adaptação poderá ser sugerida: Invés de “Olha a chuva, dir-se-á Olha a polícia” e “Caminho da roça” poderá ser “Caminho do xadrez”.

Relação de bandas e músicos contratados: XOTE APIMENTADO, CANGAIA DE JEGUE, FURACÃO BEMBOLADO, MARIA BRETHERA, ITASSUCY, FORRÓ DANADO DE BOM, ZABUMBAHIA, RODRIGO & ALESSANDRO, ESTAMPA DO FORRÓ, CAVIAR COM RAPADURA, CIRCUITO DO FORRÓ, MEL DO FORRÓ, DORGIVAL DANTAS, ZELITO MIRANDA, LUIZ BOB E OS GONZAGAS, RIAN GIROTO, ACARAJÉ COM CAMARÃO, SILVANO JUNIOR, ADELMÁRIO COLEHO, ESTAKAZERO, EDU & MARAIAL, VERA CRUZ, LORDÃO, CHEIRO DE FORRÓ E TOP GAN.

Empresa responsável pela contratação, organização e programação dos shows, bandas e horários no São João de Ilhéus: TIMAIS, Serviços Locações e Eventos Ltda, que está sediada na Praça 27 de Julho, nº 05, Sala 01 - Centro de Ubaitaba. Telefones para reclamações e ajuizamento de ações dos futuros credores: 73 3230-1706. Instituição responsável pelos inquéritos que envolvem os marcantes, contramarcantes e indiciados: Polícia Federal, que fica na Avenida Roberto Santos S/N. Telefone para denúncias e em caso de fuga: 73 3234 - 2300.

Nenhum comentário: