sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bahia celebra pelo quinto ano o Dia da África

A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu, em 1972, o dia 25 de maio como o Dia da Libertação da África. Na Bahia, a data será celebrada, pelo quinto ano consecutivo, com uma Sessão Especial no Plenário do Legislativo baiano, às 15 horas, dia 26/05. O tema do evento, que é o ponto máximo de uma série de atividades programadas para promover a data no mês de maio, reverencia a homenagem da ONU, que instituiu 2011 o Ano Internacional para Descendentes de Africanos.

O proponente da sessão é o presidente da Comissão de Promoção da Igualdade da Casa, deputado Bira Corôa (PT), que entregou a embaixadores africanos, em Brasília, dia 11/05, uma minuta de protocolo de intenções do Governo do Estado para que as comemorações oficiais do Dia da África, que acontecem na capital federal, sejam transferidas para a Bahia no ano de 2012.

O parlamentar vem intermediando a proposta com o corpo diplomático africano, representado pelo embaixador decano Thomas Sukutai Bvuma, do Zimbábue, e o embaixador Isidore Benjamim, do Benin, que preside o comitê organizador do Dia da África 2011 e se reuniu também com representantes da Nigéria e Cabo Verde. Para Bira Corôa, “a data é uma demarcação do valor histórico-cultural e da luta por políticas afirmativas dos afrodescendentes no Estado mais negro fora do continente africano”.

Programação - Desde 2007, o Dia da África na Bahia mobiliza embaixadores, ministros e outros representantes de países africanos (fotos). A partir do ano passado, as comemorações foram ampliadas para além da Sessão no Legislativo, com várias atividades em outros municípios baianos, como exposições de peças da cultura do Benin e de Angola em Camaçari e Cachoeira. Esse ano, a programação incluiu ações em quilombos, escolas públicas municipais e estaduais, Câmara de Vereadores e universidades em diversos municípios, como Camaçari, Salvador, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Serrinha e Cardeal da Silva.

Nenhum comentário: