sábado, 2 de abril de 2011

A chave que abre a porta do futuro


Por Daniel Thame


Nos últimos anos, o eixo Ilhéus-Itabuna, que já é um referencial na área de saúde, se consolidou como um dos principais pólos de ensino superior do Norte/Nordeste do Brasil.

Após a implantação bem sucedida da Universidade Estadual de Santa Cruz, atualmente com quase sete mil estudantes e mais de vinte cursos de graduação, surgiram faculdades como a Madre Thais, Faculdade de Ilhéus, FTC, Unime e mais as unidades avançadas da Ulbra, Unopar, Unitins, Ibec, Fatec, Unisa, Uniaselvi e Uniube, dedicadas à modalidade de Educação a Distância.

O pólo de ensino superior não tem reflexos apenas na formação de massa crítica e na qualificação profissional, fundamentais para que uma região mergulhada numa crise que já dura quase duas décadas, provocada pela decadência da lavoura cacaueira, encontre a saída para a retomada do desenvolvimento. A educação é ferramenta imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e a universalização do ensino superior, proporcionada pelas faculdades sulbaianas, permite que milhares de jovens ganhem novas oportunidades de acesso a um mercado de trabalho cada vez mais disputado e exigente.

Além disso, a existência da Uesc e de um grupo de faculdades que compõem o pólo educacional tem um impacto muito grande na economia de Itabuna e Ilhéus, alimentando toda uma cadeia que inclui o setor imobiliário, bares e restaurantes, lojas, transportes, equipamentos de lazer e profissionais absorvidos pela própria estrutura de ensino, como professores e pessoal de apoio.

Não é exagero dizer que, ao lado do comércio e da prestação de serviços (que inclui a saúde), o ensino superior é um dos principais componentes da economia, numa área que só tende a crescer, impulsionada pelas facilidades oferecidas pelo Governo Federal, como o ProUni e a própria ascensão social de milhões de brasileiros, engordando a chamada classe C, que inclui a educação como uma de suas prioridades.

O pólo de ensino superior é o fio condutor nessa nova arrancada para a retomada do desenvolvimento regional, a partir de projetos como o Gasoduto da Petrobrás, a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

É, também, a chave que abrirá as portas para um futuro com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida atende pelo nome de cidadania.

Nenhum comentário: