sexta-feira, 1 de abril de 2011

Baianas comemoram criação de secretaria da mulher

As mulheres baianas só têm a ganhar com a criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, anunciada na quarta-feira (30) pelo governador Jaques Wagner (PT). O principal ganho se dará na formulação e execução de políticas públicas exclusivas para a promoção da igualdade de gênero no estado. A secretaria, que é uma conquista do movimento de mulheres, pode contribuir também para fomentar a participação feminina na política e aumentar sua representação nos espaços de poder.

Com a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o governador atendeu uma antiga reivindicação do movimento de mulheres do estado da Bahia. “Esta é uma secretaria estratégica, pois o desenvolvimento do Brasil e da Bahia passa pela inclusão das mulheres no processo do trabalho, da diminuição das desigualdades sociais. Portanto é uma grande vitória das mulheres e do povo baiano. A Secretaria ajudará e muito, porque, além de replicar as políticas públicas que já são efetivadas pelo governo federal, através do ministério da Mulher, poderá também realizar programas próprios para o estado da Bahia, aprimorando a luta contra a desigualdade de gênero”, ressalta a deputada federal e secretária de Mulher do PCdoB Bahia, Alice Portugal.

Para Alice, a Secretaria da Mulher pode contribuir também para aumentar a representatividade feminina nos espaços de poder. “Uma secretaria acaba sendo desaguadouro de muitos rumos importantes. Ela pode ser fomentadora da organização das mulheres em suas entidades próprias ou em associações de moradores e organizações rurais e tudo isso coloca a mulher em movimento. Pondo as mulheres em movimento, a tendência é o crescimento da participação política da mulher, historicamente reduzida no Brasil”, acrescentou a única deputada federal pela Bahia.

A senadora Lídice da Mata (PSB) concorda com Alice Portugal. Para ela, na medida em que as mulheres possam ir alcançando seu espaço na sociedade, vão se sensibilizando também para que continuem ganhando confiança e sintam assim a necessidade da representação popular, da representação da mulher e das suas lutas no Parlamento.

“Eu achei muito positiva a ação do governador Jaques Wagner, porque a criação da Secretaria da Mulher dá visibilidade maior às políticas públicas a serem desenvolvidas pelo governo do estado para a promoção da igualdade de gênero. Com a Secretaria, se organiza também um grupo de gestores públicos que vai estar com o seu pensamento e sua ação voltados para a organização destas políticas de promoção da igualdade, nós vamos ter sem dúvida nenhuma, uma melhoria da condição de vida das mulheres na Bahia”, acrescentou a senadora Lídice da Mata.

Após o governador assinar o projeto de lei criando a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o texto segue para a votação na Assembléia Legislativa da Bahia. A expectativa é de que a matéria seja discutida e aprovada nos próximos dias, o que possibilitaria a seu funcionamento imediato.

A secretária estadual da Mulher do PCdoB já demonstrou interesse em contribuir com a Pasta. “Nós buscaremos apoiar a secretaria em todas as suas iniciativas favoráveis ao desenvolvimento da participação da mulher na política e na vida na Bahia. E do ponto de vista da formulação de idéias, nós somos um partido que temos a sorte de termos nos organizado com este viés. O PCdoB é o partido das mulheres, dos jovens e dos trabalhadores brasileiros. Portanto, temos uma vasta formulação que poderá ajudar em muito a nova secretaria a conduzir o caminhos emancipacionistas destas políticas na Bahia”, concluiu a deputada Alice Portugal.

Eliane Costa

Nenhum comentário: