segunda-feira, 21 de março de 2011

Bahia amplia as alternativas para geração de energia com termelétrica verde

A busca incessante do mundo inteiro, incluindo o Brasil e a Bahia, pela diversificação das matrizes energéticas é um dos assuntos de destaque do programa de rádio do governador Jaques Wagner desta terça-feira (22), que anuncia a inauguração, nesta quarta (23), da usina Termoverde Salvador, localizada dentro do Aterro Sanitário Metropolitano, na CIA/Aeroporto. A empresa vai usar o gás gerado pelo lixo no local para produzir energia elétrica, levando benefício a 300 mil pessoas sem causar danos ao meio ambiente.

Wagner fala ainda do encontro que teve com empresários norte-americanos durante a recente visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao País, confiando que os contatos vão gerar novas parcerias e consequentemente mais investimentos para o estado. Segundo o governador, o chefe do governo norte-americano manifestou o desejo de voltar ao Brasil e, desta vez, visitar também a Bahia.

Uma das empresas com a qual Wagner manteve contato, em Brasília, fornece produtos e insumos para a refinaria e estaleiros. O estado baiano está a caminho de implantar o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no município de Maragogipe, às margens do Rio Paraguaçu. A licença inclusive já foi concedida pelo Ibama, o que representa um importante passo para a consolidação da indústria naval da Bahia por permitir a reinserção do estado na construção de plataformas de petróleo.

Wagner relaciona as empresas americanas que estão investindo no estado, a exemplo da Ford e da Monsanto, e da parceria que o governo pretender fazer com a IBM. Na semana passada um encontro foi realizado com a empresa para discutir segurança pública. Na segunda semana de abril, o governador viaja para a China, na comitiva que acompanhará a presidente Dilma Rousseff para buscar novos investimentos.

 “Nesse mundo globalizado é muito importante que o governador vá circular pelo mundo, mostrar as qualidades do nosso Estado como eu vou fazer ao lado da presidenta Dilma Rousseff para assinar convênios, acordos de cooperação de comércio bilateral. É desse jeito que a gente faz com que novos investimentos cheguem e possam gerar os empregos que são a necessidade básica de cada baiano”.

Energia nuclear – O governador dedica boa parte do programa à questão das matrizes energéticas, enfatizando que o Brasil é reconhecido como um dos países com as fontes geradoras de energia mais limpa, mais verde do mundo. “Hoje geramos energia a partir do álcool, do gás natural. Temos duas usinas nucleares em Angra dos Reis e há uma pretensão do governo brasileiro de construir outra”.

Sobre a terceira usinar nuclear, o governador diz que é um assunto a ser discutido, mas acentuou que Bahia tem potencial para abrigá-la por possuir a maior mina de urânio do País, em Caetité (Lagoa Real).

Ao final da Conversa com o Governador, Wagner presta homenagem ao Dia da Água, afirmando que o Estado continua trabalhando “primeiro, para dar acesso à água de qualidade ao nosso povo, com o programa Água Para Todos, e depois, sempre mantendo a preocupação com a questão ambiental, de tal forma que nossos mananciais possam ser preservados e a gente possa garantir realmente um futuro para as próximas gerações, com um planeta sustentável”.

Agecom

Nenhum comentário: