Farmacêutica e Bioquímica pela UFBA, líder estudantil e sindical, Alice é eleita deputada estadual em 1994 e reeleita em 1998. Faz história no combate ao esquema carlista, sendo várias vezes premiada pela imprensa por sua atuação.
Na Assembleia Legislativa, Alice exige a abertura de diversas CPI´s, como as que investigam as fraudes no SUS e Fundef, a extinção do IAPSEB, as irregularidades do Planserv, o rombo do SAC e prostituição infanto-juvenil na Bahia. Denuncia os processos de privatização da Coelba, do Baneb, de hospitais públicos e a extinção da Bahiafarma. Propõe a recriação da Fundação Baiana de Amparo à Pesquisa (FAPESB), a criação do Conselho Estadual do Direito da Mulher. Rebela-se contra toda opressão aos negros, índios e mulheres. Representa com altivez a luta dos professores, estudantes, profissionais de saúde, das mulheres e servidores públicos.
Em 2002, Alice Portugal é eleita Deputada Federal. Apresenta projetos para liberação de arquivos políticos da ditadura, elevação do 2 julho à condição de data nacional, eleição direta para reitores, apoio à criação da UFRB, da Universidade Federal Metropolitana, e de unidades do Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) em Jequié, Itabuna, Alagoinhas, Santo Amaro e Ilhéus. Participa ativamente da criação do IFBA, incluindo as escolas da Ceplac. Reeleita em 2006, destaca-se na aprovação do Fundeb, propondo piso salarial nacional da educação. Coloca-se junto aos estudantes contra o aumento das mensalidades escolares, contra a exclusão dos inadimplentes, a ilimitada compra de faculdades pelo capital estrangeiro e na elaboração de políticas públicas para a juventude.
Alice Portugal não vacila em apoiar as lutas das Universidades, da Saúde, do Judiciário, da Previdência, dos fazendários, portuários, bancários, petroleiros e outros trabalhadores. Cria e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Policia Rodoviária Federal e da Assistência Farmacêutica. Coordena a bancada feminina no Congresso Nacional, garantindo avanços da participação feminina em espaços de poder. Luta pelo reconhecimento profissional e do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias. É expoente na defesa das 30 horas para a enfermagem. Mostra compromisso com a Bahia ao dedicar-se às reivindicações dos municípios, contemplando muito além das suas bases eleitorais.
Por tudo isto, Alice pontua em quatros avaliações feitas pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e agora integra a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Com mãos limpas, Alice Portugal é uma deputada que orgulha a Bahia e o Brasil. Defende o governo Lula, apóia Dilma para Presidente, Wagner para Governador, Lídice e Pinheiro para o Senado. Renovar este mandato é ter a garantia de uma voz forte e sincera em defesa da liberdade, dos direitos sociais, da soberania e do socialismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário