terça-feira, 3 de agosto de 2010

BC: Bahia lidera expansão econômica no Nordeste

O Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (3), revela que a Bahia está na liderança da expansão econômica do Nordeste, com um crescimento no primeiro trimestre de 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todos os bens e serviços produzidos no período. O crescimento do PIB baiano foi superior seis décimos percentuais do PIB do Ceará (8,9%) e quase dois pontos percentuais acima do de Pernambuco (7,8%).

De acordo com o relatório do BC, a economia nordestina “seguiu a tendência observada em nível nacional apresentando expansão vigorosa, comparativamente ao mesmo período do ano anterior”. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste houve redução no ritmo de crescimento, e no Norte há continuidade de recuperação.

“A evolução dos principais indicadores da atividade econômica sinalizou a continuidade desse desempenho no trimestre encerrado em maio”, informa o relatório. De acordo com a Agência Brasil, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-NE), calculado pelo BC, apresentou expansão de 3,3%. No trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao finalizado em novembro, o crescimento havia sido de 2,2%.

Nenhum comentário: