Em reunião, na sede da Casa Civil da Bahia, na manhã desta terça-feira (06/07), a deputada federal Alice Portugal solicitou a secretária da pasta, Eva Chiavon, o esforço do Governo do Estado para inserção de mulheres no mercado de trabalho da construção civil, setor em franca expansão no país, incentivado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
A deputada propôs que o Governo do Estado promova um colóquio entre empresários e sindicalistas, a fim de assinar um protocolo de intenção para contratação de mulheres. “Nosso objetivo é incluir essas mulheres nas obras do PAC, que afinal é um programa financiado pelo dinheiro público e mais da metade da população é mulher”, destacou Alice.
A parlamentar lembrou, ainda, a aptidão feminina no trabalho de finalização das obras. “Está provado que em funções como para assentamento de azulejos, rejuntes e outros detalhes de acabamento, as mulheres desenvolvem-se rapidamente e com preciosismos. Mas essa qualificação acaba se perdendo com o preconceito e discriminação das construtoras baianas”.
A secretária Eva Chiavon se comprometeu com o encaminhamento da questão junto ao governador Jaques Wagner. Ainda estiveram presentes na reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira do Estado (Fetracom), José Nivalto Souza, e representantes da Comissão de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira (Sintracom), Maria Neri e Lúcia Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário