quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alice Portugal reivindica espaço da mulher na construção civil

Image
Preconceito ainda limita mão de obra feminina no setor

Em reunião, na sede da Casa Civil da Bahia, na manhã desta terça-feira (06/07), a deputada federal Alice Portugal solicitou a secretária da pasta, Eva Chiavon, o esforço do Governo do Estado para inserção de mulheres no mercado de trabalho da construção civil, setor em franca expansão no país, incentivado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

A deputada propôs que o Governo do Estado promova um colóquio entre empresários e sindicalistas, a fim de assinar um protocolo de intenção para contratação de mulheres. “Nosso objetivo é incluir essas mulheres nas obras do PAC, que afinal é um programa financiado pelo dinheiro público e mais da metade da população é mulher”, destacou Alice.
A parlamentar lembrou, ainda, a aptidão feminina no trabalho de finalização das obras.  “Está provado que em funções como para assentamento de azulejos, rejuntes e outros detalhes de acabamento, as mulheres desenvolvem-se rapidamente e com preciosismos. Mas essa qualificação acaba se perdendo com o preconceito e discriminação das construtoras baianas”.
A secretária Eva Chiavon se comprometeu com o encaminhamento da questão junto ao governador Jaques Wagner. Ainda estiveram presentes na reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira do Estado (Fetracom), José Nivalto Souza, e representantes da Comissão de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira (Sintracom), Maria Neri e Lúcia Maia.

Nenhum comentário: