segunda-feira, 28 de junho de 2010

PROJETO INCENTIVA LEITURA PARA ALFABETIZADOS DO TOPA

O governo da Bahia começou no sábado (26) a distribuição, inicialmente, de 30 mil livros para os alfabetizados do programa Todos pela Alfabetização (Topa). As publicações estão sendo enviadas pelos Correios para as casas dos alfabetizados. A ação integra o projeto Leitura para Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito da leitura nos jovens, adultos e idosos egressos do Topa.

Nesta terça-feira (29), o governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, participam da solenidade simbólica de entrega dos livros, às 10h30, no auditório dos Correios, na Pituba. Numa iniciativa do governo da Bahia, por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), os egressos do Topa passarão a ter acesso a obras literárias dos mais diversos gêneros e linguagens, como recurso pedagógico capaz de auxiliar na continuidade do seu processo de escolarização.

“A estratégia do Leitura para Todos é desenvolver nessas pessoas o gosto pela leitura e ajudá-las a consolidar o processo de alfabetização e aprendizagem, tentando atraí-las para outros programas de educação destinados a jovens e adultos”, explicou Barreto.

Lançado em maio de 2007, o Topa já alfabetizou 500 mil pessoas em duas etapas concluídas. Com aulas em andamento, a terceira etapa do programa conta com 482 mil alfabetizandos. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país e referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

Cada alfabetizado do Topa receberá em sua casa um livro da coleção do Ministério da Educação, juntamente com uma carta-resposta, com postagem paga, onde devem ser escritas suas impressões sobre o conteúdo lido, enviando para a Secretaria da Educação.

À medida que a SEC receber a correspondência, enviará um novo exemplar e, assim, sucessivamente. A coleção do MEC, resultado de um concurso nacional realizado em 2005, é composta por dez livros – de poesia, conto, crônica, novela, peça teatral, tradição oral e biografia.

AGECOM

Nenhum comentário: