quinta-feira, 10 de junho de 2010

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DO PORTO SUL


Milhares de pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (10) de uma caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul em Ilhéus, proposto pelo governo do Governo da Bahia e que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). 

O evento contou com a presença de representantes de 160 entidades da sociedade civil organizada de Ilhéus e de diversos municípios do estado. Líderes políticas, sindicais e empresários da rede hoteleira também andaram pelas principais ruas do centro, pedindo “Porto Sul Já”. A mobilização ganhou ainda apoio de empresários e funcionários das lojas do centro comercial do município, que aderiram à caminhada.  

Os participantes da caminhada pró Projeto Intermodal resolveram chamar a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto. Ficou claro na passeata que o Complexo Intermodal Porto Sul em Ilhéus vai significar um novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional.  

O vereador de Itabuna, Wenceslau Júnior (PC do B) lembrou do empenho dos governos federal e estadual em transformar a região num grande pólo de desenvolvimento. “Após o período agonizante vivido pela região sul com a quebra da lavoura cacaueira, o Porto Sul chega para propor uma mudança do perfil econômico da Bahia e a consolidação do seu posicionamento como um dos estados mais promissores do país, com o porto a região sul vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, principalmente, aos jovens”.   

O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e Federal em parceria com a iniciativa privada e com a Prefeitura de Ilhéus. Todos os equipamentos propostos no projeto – considerada a maior intervenção estrutural da história de Ilhéus - serão instalados em área já delimitada, no litoral norte do município.

Nenhum comentário: