terça-feira, 29 de junho de 2010

Estivadores defendem Porto Sul, mas exigem reativação do Porto de Ilhéus

A diretoria do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus decidiu defender a construção do polêmico Porto Sul. Em contrapartida, exigirá do Governo da Bahia e da Companhia Docas (Codeba) a revitalização do Porto de Ilhéus, que não recebe navios há mais de três meses, segundo relato do representante dos estivadores, Emmerson Gomes Tavares, que conversou com o PortoGente sobre a questão.


“Estamos sem um navio sequer há meses aqui. Se o Porto Sul sair do papel, vai tirar do marasmo nossa região e quem quiser pode tentar vaga na construção e no trabalho do porto em si. O que estamos aproveitando é, neste momento, atrelar o surgimento do Porto Sul à revitalização do Porto de Ilhéus. Se não fizermos assim, ninguém olhará pelo porto público. Ele pode viver em harmonia com o porto novo”.

O presidente da Estiva vai se reunir ainda nesta semana com os secretários de Estado de Indústria, James Correia, e de Portos, Roberto Benjamin. Quer pedir aos dois o empenho máximo no Porto de Ilhéus e manifestar solidariedade ao Porto Sul, extremamente atacado por ambientalistas nos últimos meses e cuja construção se transformou em um impasse.

“Essa história de que um porto mata o outro não existe, pois o Porto Sul será usado para escoar minério e a soja pode voltar a dar o tom em Ilhéus, que depois de uma dragagem bem feita pode receber navios menores, mas de rotas comerciais até certo ponto importantes. Nós queremos, de uma maneira educada e polida, mas firme, colocar eles na parede, mostrar para os secretários o que sofremos com o Porto de Ilhéus abandonado”.


Nenhum comentário: