quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campanha sobre os Direitos das Mulheres é lançada no Rio

Trata-se de um convênio do Cedim-RJ com a SPM e é voltada para os jovens estudantes

A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, participa nesta segunda-feira, dia 07/06, no Rio de Janeiro, do lançamento da Campanha Educativa sobre os Direitos das Mulheres. A temática aborda os direitos humanos das mulheres em seus diferentes aspectos, níveis e dimensões e inclui a trajetória de luta e os desafios das mulheres para a conquista e consolidação dos seus direitos. A campanha faz parte de um convênio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-RJ) com a SPM e é voltada em especial para os jovens estudantes.

No Brasil, a violência de gênero ainda é a mais preocupante. Para Maria America Pires, Coordenadora de Políticas Intersetoriais e Documentação da Superintendência de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, a violência gera a violação de inúmeros outros direitos. “Como por exemplo, as desigualdades salariais, o assédio sexual e moral, a educação ainda discriminatória de raça e gênero”, afirma.

O Rio de Janeiro é signatário do Plano Nacional de Política para as Mulheres e do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e com estes e outros instrumentos, o estado desenvolve políticas públicas para as mulheres, com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero e erradicar a violência.

América Pires acredita que é necessário que as políticas públicas sejam estendidas para além de seus projetos e ações regionais e locais. “Devem contemplar em suas diretrizes a sensibilização do Poder Público e da sociedade em geral para que haja mudanças culturais, nas formas de perceber, julgar, agir e deliberar das instituições e da população. A Campanha que estaremos lançando no dia 7 de junho trata disso: da difusão de informações que levem a mudanças na Cultura”, finaliza.

Comunicação Social SPM

Nenhum comentário: