quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ENTREVISTA DE JOSIAS GOMES AO DIÁRIO DE ILHÉUS - Considerações

O pré-candidato JOSIAS GOMES concedeu entrevista ao Diário de Ilhéus, que foi publicada na edição de 12 e 13.11.2011. Destaco a seguir, em primeiro lugar, duas das respostas dadas por Josias e que mostram de forma cabal que ele não só desconhece os problemas de Ilhéus como também não tem quaisquer planos/projetos a serem implementados caso venha a ser eleito Prefeito da nossa cidade, o que espero não aconteça. Vejam a seguir:

 Pergunta do Diário de Ilhéus: Na visão do senhor o que deve ser feito para que o município encontre o rumo do desenvolvimento?
Resposta: Ilhéus tem prevista uma gama enorme de investimentos que nos dá a segurança de sonhar com um futuro próximo de muita pujança econômica. Refiro-me ao Projeto Intermodal, em ritmo de construção, que engloba a ferrovia Leste-Oeste, o Porto Sul e o novo aeroporto. Tem a duplicação da estrada Itabuna-Ilhéus, fortalecendo os laços econômicos e sociais no interior da região cacaueira. Há sinais positivos no que diz respeito à exploração de petróleo, em alto mar, o que pode transformar Ilhéus em uma nova Macaé. O turismo é uma realidade. Ilhéus edifica-se como um grande destino nacional e, até, internacional, com atrativos particulares e uma cultura marcante. Temos que fazer a nossa parte para potencializar ainda mais esses acontecimentos em curso, como, por exemplo, a preparação de mão de obra capaz de atender a esse crescimento. Agora mesmo, a Prefeitura, em parceria com o governo federal, vai dar início a um ambicioso programa de formação de mão de obra, o Pronatec-Brasil Sem Miséria, com 200 vagas iniciais. Projetos urbanos - como é o caso da Orla Sul - também preparam a cidade para esse novo esforço desenvolvimentista. Então, governo municipal, comunidade, empresários, e, principalmente, uma cada vez mais estreita parceria com os governos federal e estadual, vão garantir a Ilhéus os elementos necessários à promoção do desenvolvimento, com reflexos para toda a região.

OBS.: O Deputado limita-se a discorrer sobre projetos do Governo Federal já em execução e é incapaz de apontar qualquer ação concreta que, como Prefeito, pretenda implementar para que Ilhéus encontre o rumo do desenvolvimento.  

Pergunta do Diário de Ilhéus: Que espécies de projetos o senhor possui que possa gerar emprego e renda para a população?
Resposta: Esta pergunta tem sua resposta bastante ligada à anterior. Isto porque a geração de emprego e renda tem tudo a ver com os projetos estruturantes e de infraestrutura, como são os casos do Intermodal, da Orla Sul, da Ilhéus-Itabuna, e do incremento ao turismo. Ampliar os programas de formação de mão de obra, como já lembrei, é fundamental. O PT está definitivamente comprometido com isto. No Porto de Ilhéus, construir um terminal de passageiros, é uma batalha que o partido já começou a travar juntamente com os governos federal e estadual, com os quais temos uma identidade muito clara. Isto faz parte de um projeto maior que é o do fortalecimento do turismo ilheense. Creio, firmemente, que, dessa forma, e com a parceria a ser estimulada, cada vez mais, com o empresariado e com a população, passando pelas organizações sociais da comunidade civil, impulsionarão enormemente a geração de emprego e renda no município.

OBS.: Mais uma vez Josias mostra que não tem qualquer plano para a nossa cidade, e baseia todo o seu vazio discurso de candidato nos eventuais investimentos que venham a ser feitos pelos governos estadual e federal. Não observa Josias que esta falta de planos e projetos a serem desenvolvidos diretamente pelo nosso município só fará com que aprofundemos ainda mais a nossa dependência.
Continuando a entrevista o pessoal do Diário de Ilhéus pede que o Deputado Josias Gomes faça uma avaliação socioeconômica do município nos dias de hoje, e aí, mais uma vez, o Deputado mostra desconhecer totalmente tanto a nossa história como a nossa realidade atual e limita-se a fazer uma superficial, incompleta e inclusive equivocada análise histórica da nossa economia. Vejam a seguir:

Pergunta: Faça uma avaliação socioeconômica do município nos dias de hoje e o que senhor tem de projetos para que essa situação se reverta.
RESPOSTA: Ilhéus sempre teve vocação para a liderança econômica na região. É assim desde os tempos áureos do cacau, como todos que conhecem a história do município sabem muito bem. Essa vocação para a liderança também inclui uma importante influência no campo da cultura e da sociedade. O problema é que, nesse meio tempo, tivemos o declínio da cacauicultura, com enormes prejuízos para a economia local e a organização social. Milhares de trabalhadores rurais foram obrigados a deixarem o campo e migrarem para a cidade. Lá, no campo, eles eram bem qualificados para o exercício do trabalho que desenvolviam. Na cidade, não, toda essa mão de obra chegou sem a qualificação específica para o trabalho urbano. O resultado é que aumentou a demanda por serviços: saúde, educação, transporte, tudo, enfim. Num quadro em que o município perdeu renda, e, portanto, capacidade de investimento. Felizmente, esse é um quadro que vem se transformando, aos poucos, mas, com nitidez crescente, em virtude dos investimentos que vêm sendo realizados pelos governos do PT no estado e no país. Um quadro que vai ser superado, com certeza, em função dos projetos em andamento e pela disposição dos companheiros no município, dos empresários, e, mais do que tudo isto, com o entusiasmo da população ilheense. É o que já acontece, em ritmo admirável.

Pelas respostas do Sr. Josias fica evidenciado de forma inconteste que ele, além de desconhecer totalmente a realidade do nosso município, não tem qualquer plano de governo, ou pelo menos diretrizes básicas que possam nortear um eventual governo seu, e por esta razão repete uma lenga-lenga vazia e sem qualquer lógica.

Sem planos, sem propostas claras, sem apoios consistentes e apenas baseado numa vontade egoísta de governar a nossa cidade, é assim que se apresenta o candidato Josias, nascido na Paraíba, e que depois de um périplo por várias cidades do Brasil, aportou em Ilhéus e quer, de qualquer jeito, governá-la.
Aproveito a oportunidade para lembrar o quão desastrosa foi a nossa experiência quando elegemos um Prefeito sem vínculos com a nossa terra e com o nosso povo, como aconteceu com Valderico Reis.
Eu realmente não acredito que o povo de Ilhéus se deixe enganar outra vez.

Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com

Nenhum comentário: