domingo, 4 de abril de 2010

Terremoto deixa feridos leves, derruba prédio e destrói estrada no México

Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu neste domingo (4) a Baixa Califórnia, no México, e foi sentido também no sul dos Estados Unidos. Até agora há informação de pessoas que sofreram ferimentos leves, mas a imprensa mexicana já relatou a queda de postes de eletricidade e de telefonia nas cidades de Tijuana e Mexicali, que também informaram prejuízos em lojas.

De acordo com o site do jornal mexicano "El Universal", um pedaço da estrada Tijiana-Mexicali cedeu no km 80 e impede a passagem de veículos. Ali não há feridos. Em Mexicali, "pelo menos um edifício ruiu e outros edifícios públicos e privados tiveram alguns danos", explicou Alfredo Escobedo, diretor da Defesa Civil, à emissora norte-americana CNN em espanhol.

Rachaduras também teriam sido encontradas em casas na Califórnia e no Arizona, segundo agências de notícias. O abalo foi sentido às 15h40 no horário local local (19h40, Brasília). Desde então, surgiram 10 tremores secundários, sendo o mais forte de 5,4 na escala Richter.

De acordo com o serviço geológico norte-americano, o epicentro ficou 26 km ao sudoeste da cidade de Guadalupe Victoria, na Baixa Califórnia, a 32,3 quilômetros de profundidade. As estimativas iniciais apontavam um tremor de 6,9 graus.

O terremoto foi sentido também em Los Angeles e San Diego, onde edifícios e casas tremeram por cerca de um minuto. Ainda não há informações sobre danos ou feridos nos Estados Unidos. Um câmara de TV captou imagens de um prédio onde algumas pessoas ficaram presas, em Anaheim.

O chefe do Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, Carlos Valdez, disse à agência de notícias AFP que a magnitude do tremor é “importante, com potencial para gerar alguns danos porque não está muito longe da população”. Segundo o SSN, a cidade fronteiriça de Mexicali, com 900 mil habitantes foi afetada.

O SSN também perdeu o contato com seu sensor na cidade minutos depois do terremoto. A imprensa mexicana noticiou cenas de pânico e alguns desmaios em Tijuana, mas nada sobre feridos ou danos graves nas infraestruturas.

A agência de notícias Efe afirmou que o terremoto causou 11 incêndios no México, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades locais.

Relatos de danos devem aumentar
Escobedo, autoridade da Defesa Civil mexicana, alertou que o balanço de prejuízos e feridos certamente será maior. Ele afirmou que, por ser domingo, é possível que não tenha sido comprovado o estado de muitos imóveis que abrigam centros de trabalho ou escolas.

"Temos alguns feridos, mas não graves. Não temos informações de pessoas que tenham perdido a vida até o momento", acrescentou.

O diretor da Comissão Federal de Eletricidade do México, Alfredo Elías Ayub, disse pelo microblog Twitter que o governo está "avaliando danos e manterá a população informada".

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondia neste momento a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.

Uol On Line

Nenhum comentário: