quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


O dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo em 757 municípios brasileiros. O feriado foi incluído no calendário escolar da rede pública de ensino pela lei 10.639/03 que instituiu o ensino da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo escolar.

Sobre a importância deste dia para a população negra, o prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA, fala a respeito: “É o dia que representa a resistência do negro contra a escravidão. Porque o dia 20 de novembro de 1695 é considerado o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Através do resgate de documentos a partir dos anos 70 pelo movimento negro do Rio Grande do Sul, essa história começou a ser resgatada. A proposta foi que a comemoração do movimento negro não fosse mais no dia 13 de maio, que representa o dia da assinatura da Lei Áurea, algo que efetivamente teve pouco significado de liberdade para o negro, mas que fosse substituído pelo 20 de novembro que é mais significativo. A data tem essa importância de reverenciar essa memória da resistência contra a escravidão.”

“Segundo os dados fornecidos pelo setor administrativo de matrícula dos alunos, temos um percentual de cerca de 1000 alunos no período de inscrição, entre homens e mulheres ingressados na Instituição pelo sistema de cotas. O Maranhão é um estado que tem uma população negra muito grande, mas que dentro da UFMA não está representada em todos os cursos. A política de cotas possibilitou, por exemplo, o acesso de estudantes negros aos cursos de Medicina e Direito, áreas que tradicionalmente não tem a presença de profissionais negros e nas quais não se discute muito a questão racial. Eu entendo que essa política tem uma importância, no sentido de que traz não só para a academia, mas para a sociedade como um todo, a discussão sobre as desigualdades raciais no Brasil.”, comentou o prof. Carlos Benedito sobre o sistema de cotas que possibilita maior acesso de estudantes negros à Universidade.

UFMA

Nenhum comentário: