quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Romântica e ainda disponível, Verona passeia ao ar livre



SILVIO CIOFFI

Segunda maior cidade da região do Vêneto, depois de Veneza, e segunda maior sede de ruínas romanas na Itália, depois de Roma, Verona, às margens do rio Adige, foi feita para caminhar.

Ali, próximo dos vinhedos de valpolicella, soave e bardolino, e também do lago de Garda, tudo alude ao trágico romance de Romeu e Julieta, cuja sacada fica na via Cappello, 27. Na cidade, os caminhos convergem para a imensa Arena, um anfiteatro romano oval de 139 m por 110 m que, construído em 30 d.C. está quase intacto --e hospeda com freqüência espetáculos de canto lírico e teatro.

Ponto de partida ideal para descobrir Verona a pé, a praça Brà, com seus imensos portões, de 1480, fica a poucos passos do palácio della Gran Guardia, de 1610, e, também, da Arena. Além de centro histórico, a praça delle Erbe, predominantemente medieval, abriga um mercado de hortifruti a céu aberto e é o núcleo comercial mais importante da cidade.

Lá há bares com mesas na rua, palácios imponentes como o Castelvecchio, do século 14, e marcos simbólicos como a estátua do florentino Dante Alighieri (1265-1321), na praça dei Signori. Considerado o maior poeta e o artífice da língua italiana, o autor de "A Divina Comédia" foi, por três anos, exilado em Verona. Sobre as águas ainda limpas do Adige, a ponte Nuovo, de 1540, liga o centro histórico às colinas, a leste.

Além do Duomo, de 1139, e da igreja de Sant'Anastasia, de 1290, a igreja de San Zeno Maggiore, românica, foi edificada de 1123 a 1135 para abrigar a tumba do santo padroeiro veronês. Essa última tem 48 baixos-relevos de bronze com cenas da vida do santo --algumas são mais velhas que a igreja.


Comida

Entre os templos da gastronomia, a Antica Bottega del Vino, na via Scudo di Francia, 3, um dos mais renomados restaurantes locais, é uma velha e concorrida estalagem que, além das comidas típicas, dos embutidos e dos canapés expostos no balcão, abriga uma exclusiva adega avaliada em 2 milhões.

Ali, muito além dos vinhos regionais, há garrafas de sassicaias, de ornellaias e, também, de clássicos franceses como Romané-Conti, Chateau D'Yquem e Chateau Margaux.

E, se depois da extravagância gastronômica for difícil prosseguir passeando a pé, há um tour motorizado que cruza o rio Adige algumas vezes, passando diante dos principais locais de Verona. De terça a domingo, o ônibus turístico Romeo, que cobra R$ 39 de adultos e R$ 18 para passageiros de até 18 anos, parte da praça Brà em quatro horários: às 10h, às 11h30, às 15h30 e às 15h30. Aos sábados e domingos, há um quinto city tour, que tem início às 21h.

Fonte: Folha On Line






Nenhum comentário: