sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Contaminação Sonora

Por Sulamita Portela

“O stress é o resultado de um conjunto de medos imaginários”.
Fernando Salazar Bañol

Atualmente tenho apreciado como as pessoas fazem barulho. Os adeptos não pensam se seus vizinhos têm bebês, se existe alguém doente, se pessoas estão estudando, se estão concentradas em algo importante e até mesmo se as músicas que estão ouvindo em uma alta intensidade são agradáveis aos ouvidos das pessoas circunvizinhas.

Para a Academia Francesa de Medicina, o ruído é o responsável de uma grande parte das depressões nervosas e de uma impressionante quantidade de enfermidades do ser humano. O ruído foi o causador de 11% dos acidentes de trabalho. De cada três depressões nervosas, uma foi causada pelo ruído, e de cada 5 internamentos psiquiátricos, um foi causado pelo ruído, fato comprovado pelo professor Soulairac. O Nível do ruído duplica-se a cada dez anos.
Estudando sobre o assunto, li o que Jacques Baoudoresque, neuropsiquiatra de Marselha, fala: Ele diz que o ruído provoca numerosas desordens fisiológicas.
1. Afeta a vista, a partir de 65 decibéis.
2. Diminuição do campo visual
3. Diminuição da agudeza visual
4. Dificuldade de percepção das cores
5. Diminuição da capacidade intelectual
6. Provoca vertigens, câimbras e espasmos
7. Impede a concentração
8. Perturba o sono
9. Neuroses
10. Perda temporária da capacidade auditiva
11. Diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos
12. Aumento da pressão arterial
13. Aumento do suor
14. Problemas estomacais (úlceras)
15. Afecções cardíacas
16. Trauma inicial de reações emotivas e orgânicas
17. 13% dos latinos-americanos sofrem certo grau de surdez (Afirma Dr. Groenewold)
18. O Infrasson passa através de 2,5 metros
19. O consumo de 20 a 25% mais de oxigênio
20. Afecções das vias respiratórias
21. Afeta os fetos.

Estados alterados de consciência provocados pela música

Não é somente o ritmo respiratório que pode alterar os estados de consciência. Também se descobriu que a música e o som podem alterar a atividade das ondas cerebrais.
Um investigador de Tóquio, o Dr. Norio Owaki estudou durante 10 anos certos tipos de pautas sonoras que podem gerar ondas cerebrais alfa.
A música de certos compositores do século XVI ao Século XVIII (Bach, Vivaldi, Telemann, Coreli, Handel) é denominada música barroca. Os laboratórios analisaram concretamente os movimentos lentos ou largos dos concertos barrocos:
Nos movimentos lentos descobriu-se de novo, esse ritmo familiar e poderoso, ao surgir: 60 compassos por minuto. A música barroca tem um baixo muito lento, que bate como um pulso humano. Quando você escuta uma música, seu corpo também escuta e tende a seguir o ritmo. O corpo se relaxa e a mente se põe alerta nesta forma de relaxamento, que é a mais simples de todas e você não tem que dizer a um músculo que se relaxe. Você não tem que concentrar-se e tampouco tens que repetir um mantra.
Basta sincronizar com a música. Enquanto a música toca, começa a manifestar-se os benefícios da psicofonia.
Assim, pois o efeito geral da música é o de uma massagem sônica (ou sonora) ao eliminar a tensão do trabalho mental intenso. A música ajuda a centrar a atenção para dentro, em vez de para fora. Produz-se um estado de sono bem plácido devido ao caráter sumamente estruturado da música. Os músicos praticantes se mantêm durante o concerto, com um controle completo, superalertas, lúcidos e conscientes de tudo o que se passa.


A Respiração Rítmica

Se você que controlar o seu corpo e se relaxar uma das primeiras coisas que tens de fazer é controlar a respiração.
Os investigadores IOWA, observam que, quando os indivíduos respiravam com ritmo se proporcionava uma melhor oxigenação cerebral. Depois de tudo, dizem que o cérebro necessita de aproximadamente 3 vezes mais de oxigênio que o corpo para funcionar adequadamente, sobretudo, quando a pessoa trabalha sentada.
Se ao invés de respirar desordenadamente, o fazemos com ritmo regular, a inteligência se agudiza automaticamente. Se você sabe como utilizá-lo, este ritmo respiratório pode fazer algo mais por ti.
Quando entre inspiração e expiração, você retém o ar por alguns segundos, se estabiliza a atividade física, mental, e o pensamento pode centrar-se muito melhor em uma só questão ou idéia.
No relaxamento com música, se respira a um ritmo que se aproxima à batida de um pulso lento. A pessoa se limita a respirar ritmicamente. Com a respiração rítmica, as ondas cerebrais e a atividade muscular no peito e abdômen se sincronizam. Os exercícios de respiração rítmica ajudam a resincronizar processos mente-corpo dessincronizados.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Tente realizar estes dois exercícios de respiração. Gostaria que enviasse os resultados obtidos e qualquer dúvida ou pergunta para meu e-mail: sulamitaportela@hotmail.it

Número 1: É necessário para esse exercício um canudinho (de refrigerante)
a) Tome consciência de sua respiração
b) Observe suas exalações e inalações
c) Imaginando uma cor azul celeste, efetue a primeira inalação suavemente, por meio do canudinho.
d) Imaginando a saída de toxinas e tensões, faça sua exalação suavemente, através do canudinho. Retire o canudinho da boca, justamente antes do final da exalação e deixe que o resto do ar saia pelo nariz.
Repita este exercício durante 15 ou 30 minutos diário.

Número 2: A diferença entre este exercício e o anterior é que o primeiro proporciona um conduto estreito para a passagem do ar, enquanto este (2) emprega um conduto o mais largo possível, formado por sua boca aberta.

a) Observe sua respiração
b) Tome consciência das suas exalações e inalações
c) Pouco depois do início de uma exalação normal, abra bem a boca e deixe que o ar saia o mais livremente possível, imaginando a expulsão de toxinas e tensões. O ar deverá sair por sua própria conta, sem o mais ligeiro esforço ou ajuda de sua parte.
d) Imaginando uma cor azul celeste, efetua outra inalação através do nariz suavemente.
Repita este exercício durante 15 ou 30 minutos diário.

Nenhum comentário: