sábado, 15 de maio de 2010

Verminoses, Causas e Prevenção.



 Por Márcio Bomfim, Enfermeiro especialista em Saúde Pública


As verminoses são tipos de infecção intestinal, provocada por agentes específicos, denominados parasitas. Constitui-se uma doença freqüente, de difícil controle pêlos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. Ocorre em crianças e em adultos, de ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.

A doença é transmitida por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc.). A contaminação pela poeira (lombriga) é menos freqüente e se dá através da penetração direta pela pele - "sola dos pés" - como no caso do amarelão e da esquistossomose.

De um modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal (dor de barriga), cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e quadros respiratórios.

A apresentação dos sintomas e os exames de fezes normalmente dão a identificação do parasita. Exames de sangue podem ser necessários se houver acometimento sistêmico (do corpo todo). Medicamentos antiparasitários específicos são utilizados por orientação médica, após a identificação do agente causador. O tratamento das populações afetadas reduz bastante o índice de infecções numa comunidade.

A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções. As verminoses mais freqüentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras, menos freqüentes, também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: amebiase, strongiloidiase. giardíase e esquistossomose.

Verminose NÃO É SOMENTE UM PROBLEMA QUE AFETA CRIANÇAS DE BAIXA RENDA, mas acomete todo Brasil. Para mudarmos este quadro há que conscientizarmos e mudarmos nossas condutas de higiene, além de exigirmos medidas sanitárias mais sérias tanto no saneamento básico, mas também treinamento e controle sanitário de restaurantes, bares, lanchonetes, agricultura, escolas, produtores de água mineral, filtros de água e tudo que se relacione à veiculação de água e alimentos.

A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes, tais como:


Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro ou antes das refeições.

Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evite colocara mão na boca;

Beber somente água filtrada ou fervida.

Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se for consumirem.

Andar somente calçado.

Comer apenas carne bem passada.

Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos.

Comer somente em lugares limpos e higiênicos.

Caso apresentar algum sintoma "suspeito", procurar orientação médica, imediatamente. Evite tomar medicamentos por conta própria, procure sempre a orientação de um médico.

do Bahia Saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi sou enfermeira na rede publica de saúde.Estou aqui para parabenizar a grande atuação do colega Marcio Bonfim que com brilhantismo e de forma clara e direta informou aos leitores as possiveis formas de contaminação e meios de prevenção que se pode obter para a não proliferação parasitaria.Parabéns!!