domingo, 28 de dezembro de 2008

Governo deve agir em favor do Pólo de Informática


Por Carlos Mascarenhas

Os problemas que afligem o Pólo de Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus são muitos e se arrastam desde a sua criação nos idos de 1995. Entre eles, convém que destaquemos a falta de infra-estrutura, as dificuldades logísticas, a falta de crédito e a pequena oferta de mão-de-obra técnica.

Todos estes problemas passam pela necessidade de recursos públicos e demandam um tempo de maturação. No entanto, o maior problema do Pólo, que é o anacronismo da nossa legislação, principalmente quando a comparamos com a legislação dos demais estados da Federação, depende única e exclusivamente de uma ação firme, decidida e conseqüente do nosso Governo Estadual.

Este não é um fato novo, e os nossos secretários de Planejamento, Indústria e Comércio, Fazenda, Ciência e Tecnologia e todos os principais gestores destas Secretarias, são sabedores de que, ou atualizamos a nossa legislação, com urgência, ou assistiremos à derrocada do Pólo de Ilhéus, com a conseqüente inviabilização das empresas que nele estão instaladas.

E assim, mais uma vez, aquilo que era a esperança de desenvolvimento, geração de emprego e renda e dias melhores, passará a ser o símbolo da nossa incapacidade de nos anteciparmos aos problemas, resolvendo-os com presteza, inteligência e coragem.

Clique na seção Artigos para ler a íntegra do instigante texto de Carlos Mascarenhas e saiba, ainda, porque computadores e notebooks produzidos no Paraná estão sendo vendidos na Bahia 11% mais baratos do que os fabricados em Ilhéus.

Do Pimenta na Muqueca

Nenhum comentário: