quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lula felicita Obama e diz que "a esperança é mais forte do que o medo"


Presidente Lula felicita Obama e diz que
"a esperança é mais forte do que o medo"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um fax nesta quarta-feira felicitando o democrata Barack Obama por sua vitória nas eleições à Presidência dos Estados Unidos.
No texto, Lula elogia o democrata e diz que ele teve a "capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo". Segundo o presidente brasileiro, a eleição de Obama marcará um novo momento nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Jason Reed/Reuters/4.nov.2008
Presidente Lula felicita Obama e diz que "a esperança é mais forte do que o medo"
Lula afirma que Obama é a resposta concreta aos apelos do líder Martin Luther King, defensor dos direitos humanos e da resistência não violenta contra a opressão racial, nos anos 60.
"Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios inspirados pela 'intensa urgência do agora' demandada por Martin Luther King", disse o presidente brasileiro, no texto do fax.
Para Lula, a vitória de Obama deve ser interpretada como um marco histórico. "Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade. Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo."
De acordo com o presidente brasileiro, as relações entre Estados Unidos e Brasil entrarão em uma nova etapa a partir da gestão de Obama.
"Sua escolha pelo povo norte-americano se dá em um momento particularmente favorável das relações Brasil - Estados Unidos. Ocorre, também, em conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional intensificados pela gravidade da crise financeira que afeta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo."



Leia a íntegra do texto enviado por Lula a Obama:



"Em nome do povo brasileiro e no meu próprio, felicito-o por sua eleição para presidente dos Estados Unidos da América.
Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade. Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo.
Sua escolha pelo povo norte-americano se dá em momento particularmente favorável das relações Brasil - Estados Unidos. Ocorre, também, em conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional intensificados pela gravidade da crise financeira que afeta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo.
Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios inspirados pela 'intensa urgência do agora' demandada por Martin Luther King.
Estou seguro, ademais, de que os Estados Unidos e o Brasil continuarão a melhorar nosso excelente relacionamento, que é guiado por respeito mútuo, por laços históricos e por valores e objetivos comuns.



Luiz Inácio Lula da Silva


Presidente da República Federativa do Brasil.

do Folha On line

Nenhum comentário: