Jaques Wagner multiplicou em 25 vezes o investimento público em turismo em relação ao seu antecessor e mudou a estratégia para o setor, ao criar uma secretaria específica, que desvinculada da pasta da Cultura, passou a elaborar as políticas, enquanto a Bahiatursa executa as estratégias de marketing, divulgação e promoção dos destinos turísticos do estado.
Cerca de R$ 220 milhões foram investidos pelo atual governo em infraestrutura turística desde 2007, em face aos R$ 8,8 milhões utilizados na gestão anterior. Em termos de qualificação profissional, o investimento foi multiplicado 8,5 vezes: R$ 17 milhões. Os investimentos privados chegaram a R$ 3,9 bilhões, quase o dobro do período passado, e os voos internacionais chegaram a 25 por semana no Aeroporto Internacional de Salvador. O número de norte-americanos que desembarcaram aqui passou de 2,9 mil, no ano de 2006, para 19 mil até agosto de 2010.
A atual política de turismo contempla três eixos estratégicos, trabalhados de forma transversal: Inovação, com novos produtos, segmentos e serviços incluindo ações de interiorização do turismo; Qualificação tanto dos serviços quanto do destino com a execução de obras; e Integração econômica, que visa a inclusão da população no sistema de riqueza gerada pelo turismo.
Uma das novidades da Secretaria estadual de Turismo foi a criação, do Disque Bahia Turismo, que funciona 24 horas em inglês, espanhol e português e a ampliação das sedes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que antes se resumiam a pequenos postos de informação. O atual governo transformou o São João num produto turístico para mostrar aos brasileiros que a festa junina da Bahia é o maior evento regional do Brasil, rendendo dividendos sociais para as populações das cidades do interior que promovem os festejos.
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