sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hospital do Subúrbio beneficiará um milhão de pessoas

A partir de terça-feira (14), a população baiana ganhará o Hospital do Subúrbio uma nova unidade de saúde para reforçar o atendimento na área para o subúrbio ferroviário e bairros próximos, além da Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas. A inauguração oficial acontece um dia antes e já nesta sexta-feira, lideranças sociais e jornalistas serão acompanhados pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que fará uma apresentação técnica sobre o funcionamento e instalações do novo equipamento de saúde.

A unidade é a primeira viabilizada pela Parceria Público-Privada (PPP) e vai disponibilizar atendimento aos casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica, neste último caso para adultos e crianças. São 268 leitos de internação, incluindo uma unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O hospital também contará com o programa de Internação Domiciliar (ID), com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.

A unidade contará ainda com unidade de bioimagem, raios X, tomógrafo, ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, serviços de fisioterapia, nutrição, dietética, farmácia e apoio logístico. O investimento, em torno de R$ 45 milhões, ainda vai gerar 1,6 mil empregos. O novo hospital será administrado pelo consórcio Prodal Saúde S.A., vencedor da licitação para Parceria Público-Privada (PPP). O grupo deve equipar e manter o hospital por dez anos, contratar pessoal e adquirir equipamentos. Esta é a primeira PPP na área de saúde pública hospitalar do Brasil.

Nenhum comentário: