Começou ontem, 13, a capacitação em Proteção Social Básica para representantes de 82 municípios da Bahia contemplados com novos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em 2009 e 2010. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o curso visa orientar e disseminar informação acerca do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), proporcionando aos municípios as condições para que melhor implantem os benefícios, serviços e programas da Proteção Básica.
Na abertura do evento, que vai até a quarta-feira, no Fiesta Bahia Hotel (Itaigara), estiveram presentes. Luis Otávio Farias, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Aroldo Andrade, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Nádia Campos, superintendente de Assistência Social da Sedes, entre outros.
Segundo Aroldo Andrade, que representou a secretária Arany Santana no evento, a Proteção Social Básica na Bahia avança a cada dia. “Em 2007 tínhamos apenas 296 Centros de Referência de Assistência Social, hoje já são 418 Centros. Este serviço expandiu, tanto no aumento de recursos financeiros, quanto de capacitações dos técnicos envolvidos nos projetos”, informou.
São 280 pessoas sendo treinados, entre gestores municipais, técnicos da Assistência Social e conselheiros municipais, sendo que o foco principal são os técnicos dos municípios que tiveram expansão de CRAS, e que ainda não foram capacitados.
Entre os temas a serem abordado estão Protocolo de Gestão Integrada e Tipificação dos Serviços e Benefícios da Assistência Social e Benefícios Socioassistenciais, munindo gestores e técnicos de metodologias para o trabalho com famílias, crianças, jovens e idosos, além de debater sobre os desafios e limites referentes à implantação do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).
“Nosso objetivo é atender as demandas dos municípios e possibilitar que a Sedes cumpra com as sua responsabilidade na prestação de apoio técnico, assessoria e capacitação, visando à efetivação da política de assistência, respeitando os princípios e diretrizes estabelecidos na Política Nacional de Assistência Social”, afirmou a superintendente de Assistência Social da Sedes, Nádia Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário