Hoje, 14 de dezembro, é o dia da blogagem coletiva intitulada Coisas do Meu Brasil II que foi idealizada pelo blog Leio o Mundo Assim da minha amiga Andréia Motta, propondo que cada Blogueiro participante, fale sobre a sua cidade, mesmo que não tem tenha nascido nela. Na verdade morando em Itabuna, não tenho muita coisa boa pra falar da cidade.
Itabuna é um municipio situado no Sul da Bahia, com uma área de 443.198 km2, é o quinto municipio em população no Estado com 210.604 habitantes segundo contagem populacional do IBGE em 2007, fica atrás de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro.
Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado, não é Ilhéus como muitos pensam. Este blogueiro também nasceu em Ilhéus, mas nas indas e vindas da vida, parei por aqui.Por falar em Ilhéus, a cidade situada a 26 kms daqui, é uma ótima opção de lazer para os Itabunenses. Suas belas praias, são convidativas ao turismo. Itabuna não possui praias, tem pouquissimas opções de lazer.
Itabuna é o centro regional de comércio, indústria e serviços, sua importância econômica cresceu nos tempos áureos do Cacau, mas após a queda da Lavoura cacaueira, a cidade tem buscado outras alternativas econômicas.
A cidade possui duas emissoras abertas de televisão: A TV Santa Cruz, que transmite a Rede Globo e a mais antiga da cidade, que por sinal esta semana completou 21 anos, a TV Cabrália, transmitindo a Rede Record, além da caçulinha, a TVI, a Cabo. A Rádio Morena FM, FM Sul, Jornal a Região, Jornal Agora são fortes veículos de comunicação na cidade, além das Rádios AM, Rádio Jornal e Rádio Difusora, esta última extremamente tendenciosa, que pertence ao atual prefeito da cidade, já em fim de mandato.
Itabuna já foi e tenta ser novamente o maior Pólo de saúde do interior baiano, atendendo mais de 100 cidades da região. Perdemos este posto devido a administrações desastrosas e quase nenhum investimento na área mais necessitada da população.
Sofremos recentemente com o racionamento de água, devido a falta de chuvas.
Enfim, a Itabuna, só falta bons administradores, politicos que realmente tenham vontade e interesse de ver e fazer a cidade crescer. Mesmo sem praias, com vontade política, Itabuna se tornará uma cidade em que os moradores se orgulharão de viver e ter nascido, sem dúvida.
7 comentários:
@Rick,
Passei aqui só para dar um alô e vim conferir o seu post sobre a blogagem coletiva.
Inté!
Ricky, adorei ler sobre Itabuna e isto se dá por um motivo bem particular: meu avô nasceu aí. Muito obrigada por me falar da terra de meu avô!
Pronto, Ricky!
Agora já sei um pouquinho sobre Itabuna.
Esta blogagem coletiva sobre o Brasil está excelente! Há muita coisa a aprender sobre a nossa terra e esta é uma ótima oportunidade!
Sensata Paranóia
deu saudade de minha terra natal,
Itabuna, faz uns cinco anos que não há vejo
Linda e muito importante a sua terra. Rica em história e produtos, além de sua natureza exuberante.
Esta blogagem está nos dando a chance de conhecer o nosso Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros e também a chance de conhecer novos amigos e isto é muito bom! Beijos e parabéns pelo seu post...ficou ótimo!
Ain, um blogueiro baianoo?!! Não acredito!!!
Eu conheço Itabuna apenas de passagem, mas sempre vou a Ilhéus e Itacaré, cidades lindas e lindas!!!
Beijão
Postar um comentário