quarta-feira, 11 de abril de 2012

Classe C já tem mais casas de praia e de campo do que a classe A

Os brasileiros que integram a nova classe média já são donos de mais de um terço das casas de praia e de campo do país. A renda mensal dessas famílias é de R$ 2.374.

Porto Alegre, Curitiba e São Paulo são as capitais com o maior número de pessoas com casas na praia ou no campo utilizadas como segundo lar.

Os dados constam de levantamento do Instituto Data Popular, especializado no mercado de baixa renda.
De acordo com o estudo, a classe C é dona de 1,46 milhão (37,1%) de casas e apartamentos de veraneio, enquanto a classe A possui 1,25 milhão (ou 31,8%). Já a classe B possui 1,23 milhao (31,1%) de residências como essas.

O levantamento foi feito a partir de dados coletados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicíclios) e dos censos de 2000 e 2010, realizados pelo IBGE.

“Com mais dinheiro no bolso, a classe média começa a investir em uma segunda casa, pensando em constituir patrimônio e investir no lazer da família”, diz Renato Meirelles, sóco e diretor do instituto.

CASA DE PRAIA CRESCE EM RITMO MAIOR
O Brasil ganhou em uma década 1,25 milhão de casas usadas para temporada de recreação e descanso das famílias, segundo dados dos censos.

Em 2000, o país tinha 45,8 milhões de moradias fixas e 2,69 milhões de residências de veraneio.
Dez anos mais tarde, esses numeros passaram para 57 milhões e 3,94 milhões, respectivamente.
O percentual de crescimento das casas de praia (46,45%) é quase o dobro do de moradias fixas (24,35%).
“O aumento do trabalho formal, além de impactar na renda dos brasileiros, possibilita o recebimento de férias e 13º salário. Isso contribui substancialmente para a busca de soluções de lazer para toda família”, diz Meirelles. Informações da  Folha

Nenhum comentário: