quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Arrombamento do Santander em Itabuna

Nota do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região


Por Jorge Barbosa*

Enquanto os banqueiros relutam em cumprir a legislação que garante mais segurança para bancários e clientes, as agências voltam a ser alvo da ação dos bandidos em Itabuna. Por volta das 21h da última terça-feira, uma quadrilha especializada em roubos a bancos e de explosões a caixas eletrônicos arrombou a agência do Banco Santander da Praça Adami, Centro da cidade. E o mais curioso disso, é que o alarme não disparou.

Devido à falta de segurança bancária, os assaltantes não mais têm medo de roubar os bancos, principalmente, o Santander em Itabuna, que entre tentativas e roubos esta é a quinta vez que o Banco é alvejado, deixando clara a falta de segurança do setor. O ano mal começou e já observamos uma série de assaltos aos bancos em toda Bahia. A cada novo assalto aumenta a preocupação dos bancários com a questão da segurança. Segundo a Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe (FEEB), só neste ano de 2012, já são 23 ataques a instituições financeiras no estado, com assaltos e explosão de caixas eletrônicos, comprovando a vulnerabilidade dos bancos.

Os bancários entendem que a segurança nas agências não é responsabilidade apenas da polícia, mas também, principalmente, dos bancos. Segundo Jorge Barbosa, Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna; “Os banqueiros têm recursos para investir em mecanismos que garantam a integridade de funcionários e clientes, que são as maiores vítimas dos assaltos. Afinal, o dinheiro levado é ressarcido pelo seguro, mas a estabilidade emocional e a vida das pessoas não podem ser devolvidas”. É por isso, que o Sindicato mantém a questão da segurança bancária como uma das suas principais pautas de reivindicações junto aos banqueiros.

Depois do Assalto a gerência não informou os valores que os bandidos levaram, mas de certo, é que a agencia apresentava um forte odor de queimado devido ao uso do maçarico. Preocupado com o bem estar dos bancários, o Sindicato esteve no local e solicitou da administração cuidados especiais na limpeza retirando o mau cheiro e que principalmente a direção do banco tomasse mais cuidados com a segurança dos seus funcionários e clientes.

Jorge Barbosa de Jesus*
Presidente

Nenhum comentário: